O governador Wellington Dias (PT) lançou na tarde dessa quinta-feira (28), em solenidade no Palácio de Karnak, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e deu início ao projeto “Governo sem Papel” no estado do Piauí.
Segundo o governador, o objetivo principal é reduzir o uso de papel, cortando gastos ao utilizar um sistema eletrônico que ajudará a dar celeridade na tramitação dos processos e demandas do governo, já que muitas coisas poderão ser resolvidas por meio do SEI.
- Foto: Lucas Dias/GP1Solenidade de lançamento do Sistema Eletrônico de Informação
“O objetivo é facilitar a vida do servidor e principalmente a vida da população. Isso também faz o estado ter um custo menor. Hoje tanto faz estar em Teresina, Brasília, Paes Landim, qualquer lugar que eu tiver posso assinar com assinatura eletrônica”, disse Wellington.
Isso também significa que todo tipo de correspondência interna no governo, como ofícios, memorandos e despachos serão efetuados de forma eletrônica, o que o governador acredita que ajudará na redução de gastos com combustível para transporte dos documentos, assim como deverá trazer mais eficiência e transparência.
A implementação do SEI iniciou quando o deputado estadual Franzé Silva (PT) ainda era secretário de Administração e Previdência do Estado, no ano de 2015. Para o deputado, a implementação do sistema é “um salto de qualidade e modernização”.
“A gente vê hoje essa ferramenta sendo implementada, mas temos um sonho a mais. Hoje o Piauí já utiliza essa ferramenta no âmbito do Tribunal de Justiça, estamos hoje iniciando no executivo, ao sair da Assembleia para vir para essa solenidade fiz o desafio ao presidente Themístocles para que o próximo passo seja implantar no legislativo, levar isso também para o ministério público. Acho que o Piauí dá um salto de qualidade e modernização, quando nós levarmos o SEI a todo âmbito do serviço público do Piauí.”, afirmou Franzé.
O processo iniciará em quatro órgãos: Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e na Controladoria Geral do Estado (CGE). Após esse processo inicial, o sistema se estenderá a todos os órgãos. A SeadPrev e a ATI são os órgãos responsáveis pelo processo de implantação do SEI, cumprindo metas e prazos.
Comitê
O sistema do SEI Piauí será regulamentado por um comitê central formado pelos órgãos: Procuradoria Geral do Estado (PGE), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev). O comitê também é responsável por organizar documentos e realizar cursos e treinamentos presenciais para os servidores que irão utilizar o sistema do SEI nas secretarias.
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