Fechar
GP1

Piauí

Sebrae Piauí: Prestação de serviço é a aposta de negócio para 2019

Estudo do Sebrae mapeia os setores que terão melhor desempenho, conforme tendências do mercado externo e seguindo a recuperação do PIB brasileiro.

A perspectiva de recuperação da economia brasileira, mesmo que em ritmo moderado, com uma inflação sob controle e estabilidade nas taxas de juros e câmbio, tem animado os analistas sobre as expectativas para os pequenos negócios em 2019. Um estudo feito pelo Sebrae mostra que – historicamente – o desempenho do PIB brasileiro (que, segundo o Banco Mundial, esse ano deve crescer 2,2%), se reflete de forma bastante semelhante no comportamento das micro e pequenas empresas do país. Nesse contexto, o setor de serviços é a principal aposta para quem planeja investir no próprio negócio neste ano.

O Relatório “Negócios Promissores em 2019”, elaborado pelo Sebrae, revela que o crescimento da economia, empurrado pela projeção de uma safra agrícola próxima ao seu recorde histórico (238 milhões de hectares plantados), assim como da esperada recuperação do mercado de trabalho deve sustentar a trajetória de ligeira recuperação do rendimento médio real dos trabalhadores (em 2018, o crescimento foi próximo à 1% a.a). Isso tende a favorecer as Micro e Pequenas Empresas (MPE) voltadas à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos, instalação e manutenção elétrica, entregas, transporte de passageiro, marketing direto e produção de conteúdo para internet, além dos negócios que atendem as necessidades básicas da população (alimentação, vestuário, calçados e construção).


“O destaque no setor de serviços já reflete a recuperação da renda e do mercado de trabalho como um todo. Deve-se reforçar que, com esse aumento, voltamos a caminhar na direção das tendências de longo prazo da economia, com destaque para a expansão das atividades de prestação de serviço nas áreas de transporte, saúde, educação, além das tradicionais atividades, como alimentação, vestuário e serviços pessoas”, analisa o presidente do Sebrae, João Henrique Sousa.

Outro fator que deve favorecer todos os tipos de pequenos negócios é inflação estável, principalmente para aqueles empreendimentos que produzem itens da cesta básica, como alimentação, vestuário, artigos de limpeza e higiene pessoal. As MPE destes setores serão beneficiadas em função da melhora no mercado de trabalho, melhora e manutenção do poder de compra dos salários e melhora do nível de investimento das empresas.

Mercado Externo

Nas exportações, os mercados com maior potencial de expansão de negócios para as MPE continuam sendo os Estados Unidos e países do sul e do leste asiático, como a China, Índia, Indonésia e Tailândia. As micro e pequenas empresas que já exportam madeira serrada, mármores e granitos, pedras preciosas e semipreciosas, móveis, vestuário e calçados, tradicionais exportadores de micro e pequeno porte, serão as mais beneficiadas. Por outro lado, a Argentina, um dos principais mercados importadores dos pequenos negócios brasileiros, deve apresentar retração da demanda, em 2019, por conta da recessão em curso naquele país. As MPE que exportam para esse mercado terão de buscar outras alternativas se quiserem compensar a queda da demanda dos argentinos.

Supersafra

A safra agrícola esperada para 2019, próxima ao recorde histórico de 238 milhões de toneladas de grãos (alcançado na safra 2016/2017), tende a beneficiar as MPE que ofertam serviços voltados para o setor agropecuário e as fornecedoras de insumos e implementos agrícolas, assim como o pequeno comércio varejista próximo aos principais polos de produção agrícola do país, já que se beneficiam com a injeção de renda do agronegócio nas economias locais.

Exemplos de atividades com potencial de expansão em 2019:

SEGMENTOS

EXEMPLOS DE ATIVIDADES

Serviços pessoais

Assistência a paciente no domicílio, restaurantes e similares, cabelereiros, manicure e pedicure, instalação e manutenção elétrica, fotografia, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, serviços de alinhamento e balanceamento de veículos, casas de festas e eventos.

Serviços prestados às empresas

Serviço de apoio administrativo, serviço de entregas, marketing direto, promoção de vendas, organização de feiras, congressos e festas.

Serviços nas áreas de transporte, saúde e educação

Treinamento/desenvolvimento profissional, transporte escolar, transporte de carga, serviço de taxi, ensino de arte, outras atividades de ensino, serviços de diagnóstico por imagem, educação infantil (creche), instituição para idosos, atividades de fisioterapia, atividades de condicionamento físico, atividade ambulatorial (exames).

Serviços de informática e comunicação

Serviço de comunicação multimídia, desenvolvimento de programas de computador, provedores de conteúdo, reparação de equipamentos de comunicação

Serviços de apoio à agropecuária

Manutenção e reparação de máquinas agrícolas, serviços de agronomia e de consultoria de atividades agrícolas e pecuárias, atividades veterinárias

Bens que atendem às necessidades básicas da população

Produtos de padarias/confeitarias, material de construção, alimentos preparados, comércio de hortifrutigranjeiros, comércio de alimentos em geral, comércio de bebidas, comércio de vestuário, calçados e pequenas obras/construções (obras de alvenaria, instalação e manutenção elétrica).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.