Após um mês de intensas atividades educativas voltadas à redução de acidentes de trânsito do Movimento Maio Amarelo - Nós Somos o Trânsito, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alcançou 70 mil pessoas, de norte a sul do estado. Mais de 44 municípios receberam os educadores durante o mês de maio.
A equipe de educação realizou diversas ações, como palestras de conscientização em escolas estaduais, na capital e no interior do estado, a exemplo das cidades de Piripiri e Cocal dos Alves; blitzen nos terminais de ônibus na capital, orientando os pedestres a forma correta de se atravessar na faixa, participação de mesas-redondas debatendo a temática trânsito, dentre outras.
- Foto: Divulgação/AscomAções da campanha Maio Amarelo
Campo Maior, Nossa Senhora dos Remédios, Boqueirão, Capitão de Campos, Piripiri, Brasileira, Piracuruca, Caxingó, Cocal dos Alves, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Morro do Chapéu, Luzilândia, Joaquim Pires, Madeiro foram alguns dos municípios visitados. As ações foram encerradas na cidade de Pedro II, durante o Festival de Inverno.
Levi Gomes, diretor da EPT, considera a estatística positiva, uma vez que as ações foram interiorizadas, alcançando uma diversidade maior de públicos. "Observamos que a população está cada vez mais receptiva e disposta a levantar a bandeira da paz e da segurança no trânsito. Nas programações, buscamos difundir a cultura da educação para o trânsito de forma a mudar esse quadro estatístico de altos índices de acidentes de trânsito”, pontua o diretor.
Para este mês de junho, a escola inicia uma programação especial de educação, que se estenderá durante o mês de julho para conscientizar e alertar os condutores sobre os cuidados que se deve ter no trânsito para aproveitar as férias com segurança. Blitzen educativas serão realizadas na capital e no litoral.
De acordo com Arão Lobão, diretor-geral do Detran, o órgão vem investindo de forma contínua na educação, na busca por fazer a sociedade refletir sobre o comportamento adotado, contribuindo, assim, para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação da vida nesse ambiente.
“As ações de educação promovem segurança no trânsito, levam os condutores a refletir sobre suas atitudes nesse ambiente e isso gera mudanças no comportamento, preservando e valorizando a vida”, destaca Lobão.
Ver todos os comentários | 0 |