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Diretora do ambulatório do HGV é acusada de constranger pacientes

Segundo o denunciante, que preferiu não ter o nome divulgado, a diretora determinou que os pacientes só podem ser atendidos mediante o preenchimento dos encaminhamentos das consultas.

O GP1 recebeu, na tarde desta segunda-feira (14), denúncia de um paciente contra a diretora do Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas, Antônia Lima. Segundo o denunciante, que preferiu não ter o nome divulgado, a diretora determinou que os pacientes só podem ser atendidos mediante o preenchimento dos encaminhamentos das consultas.

“Ela tá obrigando os pacientes a preencherem seus encaminhamentos porque se não preencher não serão realizados seus atendimentos e os pacientes ficarão sem se consultar. Tem cartazes espalhados pelo ambulatório. Que ordem é essa? E o paciente idoso que não enxerga e o paciente que não sabe ler e escrever fica como?”, questionou.

  • Foto: GP1Cartaz no Ambulatório Azul do HGVCartaz no Ambulatório Azul do HGV

Para o denunciante, o caso é um absurdo: “Fere os direitos do usuário do SUS, além de colocá-los em situação de constrangimento uma vez que muitos possuem limitações que os impedem de executar tal ordem arbitrária e arrogante imposta àqueles que precisam de atendimento no ambulatório do HGV”, criticou.


Ele relatou ainda que as confusões no ambulatório são constantes por causa dessa ordem: “Toda semana tem confusão lá por causa disso, porque os atendentes não querem preencher os encaminhamentos e muitas pessoas ficam sem atendimento”, afirmou.

Outro lado

A assessoria de comunicação do HGV informou que a exigência é para dar mais celeridade aos atendimentos: “Quando o médico, lá no postinho de saúde, dá o encaminhamento, por exemplo, para um ortopedista, para um oftalmologista, ele só faz assinar o encaminhamento, só que ele não preenche o papel, e nessa folha, o paciente tem que colocar o nome completo dele, o número do cartão do SUS, tem o espaço para preencher o encaminhamento, porque na hora do guichê, se as atendentes forem preencherem todos os encaminhamentos com os dados do paciente, vai perder muito tempo e a fila vai ficar muito extensa”, explicou.

“Agora, se ele não sabe ler, não sabe escrever, aí ele pode ir ao acompanhante que vai com ele para preencher. Por isso é que lá tem esse aviso para levar esses dados já preenchidos pra facilitar na hora”, reafirmou.

Em relação ao paciente que não puder preencher e não tiver acompanhante, a assessoria informou que as atendentes podem preencher: “Lá eles preenchem, sem nenhum problema, só que demora mais”, finalizou a assessoria.

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