Fechar
GP1

Piauí

Clube dos Diários expõe “Abrindo os Olhos Para Enxergar o Mundo”

O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, os deputados Themístocles Filho, Fábio Novo, Wilson Brandão, dentre outras autoridades estiveram presentes.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 13 Wellington Dias com o médico Benjamim Pessoa, Aluísio Martins e Francisco Limma Wellington Dias com o médico Benjamim Pessoa, Aluísio Martins e Francisco Limma
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 13 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 13 Solenidade ocorreu na noite desta terça-feira Solenidade ocorreu na noite desta terça-feira
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 13 Wellington Dias admira escultura Wellington Dias admira escultura
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 13 Governador Wellington Dias prestigiou evento Governador Wellington Dias prestigiou evento
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 13 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 13 Adriana Araújo Adriana Araújo
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 13 Médico Benjamim Pessoa Vale Médico Benjamim Pessoa Vale
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 13 Presidente da Alepi, Themístocles Filho, esteve presente no evento Presidente da Alepi, Themístocles Filho, esteve presente no evento
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 13 Escultura de um cangaceiro Escultura de um cangaceiro
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 13 Solenidade de abertura Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo Solenidade de abertura Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 13 Quadros em exposição no Clube dos Diários Quadros em exposição no Clube dos Diários
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 13 Exposição no Clube dos Diários, na solenidade de abertura do Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo Exposição no Clube dos Diários, na solenidade de abertura do Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo

Aconteceu, na noite desta terça-feira (15), solenidade de abertura do Projeto “Abrindo os Olhos Para Enxergar o Mundo”. O evento foi realizado no Complexo Cultural Clube dos Diários, centro de Teresina e contou com a exposição de quadros e esculturas. O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, os deputados Themístocles Filho, Fábio Novo, Wilson Brandão, dentre outras autoridades estiveram presentes.

O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que teve suas crônicas retratadas em obras de arte por vários artistas piauienses, falou um pouco sobre o evento: “A exposição são as crônicas tomando forma, a crônica é o expressar do pensamento, você navega pelos circuitos cerebrais, dá forma a ela, que dá essa obra magnífica. A exposição é uma união de talentos para o crescimento da sociedade”, explicou.


“O nosso objetivo principal com essa exposição é chamar a atenção de que todos nós, independente do local que nascemos, de onde viemos, temos oportunidade de vencer. Nós precisamos de oportunidade para desenvolver nossas potencialidades, e aqui nós fizemos uma união de olhares, uma união de talentos”, declarou Benjamim Pessoa Vale.

Questionado de onde surgiu a ideia, o médico respondeu: “Na nossa escolha, nós reunimos os artistas, levamos as crônicas, eles leram e cada um foi se identificando com a crônica que leu, eles fizeram uma imersão nas crônicas e fizeram das crônicas emergir as obras. É de grande importância esse conjunto nosso, da união, do talento, da disponibilidade, da sensibilidade social e pessoal é o que resultou toda essa estrutura”.

O deputado Themístocles elogiou o trabalho do médico: “Sobre o Benjamim, ele dispensa qualquer comentário, como médico é um cidadão nota 10. É um evento, como você pode ver, um pouco diferente, ele convidou alguns artistas para retratar, no pensamento do artista, o que ele estava escrevendo, é diferente, acho que chama atenção de quem está aqui”, afirmou.

O governador Wellington Dias fez um breve comentário sobre a exposição: "É uma iniciativa conjunta, mas liderada pelo doutor Benjamim, que sempre lembra que bebeu água do Parnaíba, nasceu do outro lado, mas pra nossa alegria vive o dia-a-dia no Piauí com sua família. Médico, cirurgião, uma pessoa bastante respeitada não só no Piauí, mas no Brasil e no mundo. Eu fico muito feliz e estou surpreso com o que estou vendo aqui, por isso reforço o convite, você que vive em Teresina ou que está visitando Teresina, a importância de visitar o Clube dos Diários essa bela exposição, vale a pena visitar", enalteceu.

A idealizadora do projeto Adriana Araújo, explicou a origem desse projeto: “Essa ideia surgiu partindo do princípio da história de vida de um homem que venceu o apartheid social através da educação. Eu conheci o doutor Benjamim numa viagem e me apaixonei pela história dele. A gente queria uma história incrível pra contar e nós achamos o nosso personagem, fizemos o documentário da vida dele e ele disse que tinha um livro e pediu para eu lançá-lo, eu brinquei que não sabia lançar livro, que sabia fazer projeto”, contou.

“Então, a gente conceituou o livro, pegamos o livro de crônica que faz uma leitura do mundo e entregamos essas crônicas para 10 artistas que desenvolveram as peças de obra de arte para que a leitura fosse trabalhada de um jeito diferente, que não fosse no papel”, relatou Adriana.

O deputado e ex-secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, também comentou sobre o evento: “A galeria, quando ela foi repensada, revitalizada e também modernizada, ela pensava nisso, é um espaço digno que o Piauí tem, uma das poucas galerias para exposições como essa. Desde 2016, ela tem proporcionado ao Piauí exposições, ela trouxe de volta o baile dos Diários, tem trazido grupos culturais que se apresentam em mostras na área de dança e teatro e fez dar vida a esse espaço”, lembrou.

O parlamentar também falou do trabalho do médico: “A exposição trazida pelo doutor Benjamim é de uma qualidade muito rica, merece ser visitada, espero que as pessoas visitem porque com certeza vai ganhar muito quem vier ao Clube dos Diários”, convidou.

A exposição estará disponível até o dia 21 de maio, das 8h às 18h, e entrada é gratuita.

A mostra reúne obras dos artistas Fátima Campos, Rogério Albino, Jucelino Nunes, Eulália Pessoa, Manoel Soares, Valdeci Ribeiro, Rafael Albuquerque (Jabuh), Stênio Ferreira e Reisinha Barbosa a mostra tem a curadoria de Elsa Elvas, direção artística de Kalina Rameiro e projeto arquitetônico criado por Ronaldo Veras.

Programação

15 de maio
19h30 - Cerimônia de Abertura
Entrega do Certificado de Empreendedor Social do Piauí e Troféus
Coquetel

16 de maio
Exposição aberta ao público e visita dirigida
19h30 - Palestra com Marcelo Conti - Especialista em Leis de Incentivos e Desenvolvimento de Projetos
Local: Teatro Torquato Neto
Público Alvo: Artistas participantes do projeto e convidados

17 de maio
Exposição aberta ao público e visita dirigida
17h - Bate-papo com participação de Walcyr Carrasco, Médico Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, e representantes do Instituto Cultural Saber e Ler, Projeto Rallyteca e Fundação Educacional Mandacaru
Local: Theatro 4 de Setembro
Público-alvo: educadores

Dias 15 a 21 de maio
Espaço de Leitura Maria Branca

Dias 16 a 21 de maio
Oficina de fotografia com Sergio Caddah

Dias 16 a 21 de maio
Oficina de audivisual - BMK, com o diretor de fotografia Victor Oliveira, e os jornalistas Maiko Magalhães e Karine Massacani

Dias 18 a 21 de maio
Exposição aberta ao público e visitas dirigidas

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.