Fechar
GP1

Piauí

Planejamento familiar é debatido em sessão da Câmara de Teresina

O vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS) levou à tribuna da Câmara Municipal de Teresina (CMT) um debate sobre Planejamento Familiar.

O vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS) levou à tribuna da Câmara Municipal de Teresina (CMT) um debate sobre Planejamento Familiar. O parlamentar destacou pontos importantes sobre a temática e elencou alguns problemas ocasionados por essa falta de planejamento. Ele elencou medidas preventivas para auxiliar a população e, dentro dessas medidas, citou tanto a prevenção de uma possível gravidez indesejada, como também de doenças.

Durante sua fala, o vereador ilustrou alguns métodos contraceptivos que podem auxiliar de forma efetiva nestes cuidados. Ele citou a laqueadura, realizada na ligadura das trompas femininas impedindo o trajeto dos espermatozoides. Para os homens, citou a secção, que faz a interrupção do canal deferente, impedindo também o trajeto dos espermatozoides. Foram desmistificados ainda alguns mitos sobre a prática desses métodos, como, por exemplo, o comprometimento sexual no homem após sua realização.


  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Dr. Lázaro Vereador Dr. Lázaro

Dr. Lázaro deixou claro que outras medidas também podem ser efetivadas e que a população precisa ser esclarecida sobre essas possibilidades dispondo gratuitamente desses métodos. Para exemplificar casos em que esses métodos podem ser necessários, o vereador citou exemplos de pessoas totalmente incapacitadas de realizar um planejamento familiar, como dependentes químicos ou de outras substâncias.

“Tem que haver além do interesse dos profissionais, também a política de governo. Temos que colocar não só o método novo que dispensa praticamente cirurgia. Temos que incluir pacientes portadoras de HIV, profissionais do sexo. Queremos a realização do programa completo de planejamento familiar nas unidades de saúde da cidade”, finalizou o vereador.

No final da sessão, foi aprovado um indicativo de Lei para que a população tenha acesso a um leque de profissionais nas unidades de saúde para dar uma melhor assistência e orientação sobre o tema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.