Em entrevista ao GP1 nesta segunda-feira (5), o secretário de Governo, Merlong Solano (PT), afirmou que o Governo do Piauí não possui condições financeiras para convocar mais 480 classificados no concurso realizado pela Polícia Militar do Piauí.
A declaração é após o secretário Fábio Abreu encaminhar ofício ao governador Wellington Dias (PT) pedindo a convocação de mais aprovados no concurso. Merlong Solano explicou que o Estado ainda enfrenta a crise financeira e que por isso não está em condições de realizar mais convocações, mesmo sabendo da necessidade.
- Foto: Lucas Dias/GP1Secretário de Governo, Merlong Solano
“Neste momento o Estado está impossibilitado de tratar do assunto devido a Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos acima do limite prudencial, mas há uma necessidade [de policiais], entretanto há uma situação financeira real. O estado não tem como aumentar o dispêndio com qualquer área do governo, principalmente com uma que não tem um financiamento próprio, como é a segurança”, explicou.
Merlong Solano disse que é por isso que Wellington Dias está trabalhando, juntamente com outros governadores do nordeste, para conseguir que o governo federal crie um fundo que possa financiar a área da segurança.
“Tem um financiamento próprio para a saúde, para a educação, mas não para a segurança, por isso os governadores defendem que haja um Fundo Nacional de Segurança Pública sustentada por um dinheiro novo, que seriam os jogos eletrônicos. Convênio não funciona, é burocratizado demais. Seria um fundo na modalidade do Fundeb. Cada estado sabe o seu valor, e poderá investir em infraestrutura, custeio e pessoal. O principal problema da segurança hoje é de pessoal e custeio, precisamos de mais efetivo, mas cadê o dinheiro?”, questionou.
Ver todos os comentários | 0 |