Uma falha técnica no linhão de transmissão da Usina Elétrica de Belo Monte, no Pará, desencadeou em um apagão em 14 estados do Norte e Nordeste do Brasil na tarde desta quarta-feira (21). Por volta das 15h50 os estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Amapá, Amazonas e Tocantins ficaram sem energia elétrica.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (NOS), municípios da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram falta de energia. Na região Norte, a energia foi restabelecida por volta das 19h. No Nordeste, até 20h30 cerca de 30% das cidades permaneciam no escuro.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Eletrobras Distribuição Piauí
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou, em entrevista, que o problema técnico se deu em uma linha de transmissão, que funciona desde o ano passado e é de responsabilidade da estatal Eletrobras e da chinesa State Grid.
“Essa linha foi inaugurada recentemente e não vinha operando não na sua capacidade total. Houve uma subida de carga, que era condizente com o porte da linha e a linha 'saiu' (de operação). Nós não temos ainda a informação oficial, o ONS está focado em restabelecer o fornecimento”, afirmou o ministro.
O apagão resultou no desligamento de 22,5% de todo o fornecimento de energia elétrica no país. Em Teresina o trânsito ficou caótico e muitos trabalhadores tiveram que retornar mais cedo para casa.
Valores
A linha de 2,1 mil km entrou em operação no dia 13 de dezembro de 2017 e já apresentou quedas de energia que comprometeu o abastecimento da hidrelétrica em construção em Xingu, no Pará. Segundo o Estadão, a linha de transmissão custou cerca de R$ 5 bilhões e corta 65 municípios dos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Falta de água
Por conta do apagão grande parte das cidades de Teresina e de Timon ficaram sem água. O fornecimento foi interrompido e não existe previsão para o restabelecimento do serviço.
Ver todos os comentários | 0 |