O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (20), a proposta de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo e irá, agora, à sanção.
O deputado Heráclito Fortes (DEM) participou da votação e destacou a importância do assunto. “Essa é uma luta antiga, que começou com o ex-senador, e hoje prefeito de Parnaíba, Mão Santa, com a colaboração do ex-ministro da Educação, Paulo Renato. Juntos, eles deram início à discussão para a instalação desta Universidade”, destacou Heráclito Fortes, lembrando ainda do empenho do deputado federal Paes Landim, um dos defensores da causa.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Heráclito Fortes
Heráclito Fortes também agradeceu o apoio recebido pelo atual ministro da educação, Mendonça Filho. “O contato com o ministro Mendonça Filho foi fundamental para que esse sonho de Parnaíba e região se tornasse realidade”, disse.
Além da Universidade do Delta do Parnaíba, o texto dos senadores inclui ainda a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), originada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Ver todos os comentários | 0 |