Fechar
GP1

Piauí

Semana Global do Empreendedorismo tem início no Piauí

Gildário Dias e Samuel Normando abriram a rodada de palestras do evento.

Começou na manhã de hoje (05) a Semana Global do Empreendedorismo, SGE, com a realização do Fórum Jovem Empreendedor e da Feira de Robótica. A SGE é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em parceria com diversas instituições e empresas.

Mais de 500 estudantes, de várias instituições de ensino, estiveram reunidos na sede do Sebrae em Teresina participando das atividades que aconteceram durante toda manhã no âmbito do evento e terão continuidade à noite, com a abertura oficial da SGE, seguida da palestra de Marcos Piangers, autor do best seller o Papai é Pop.


  • Foto: Divulgação/AscomSemana Global de EmpreendedorismoSemana Global de Empreendedorismo

“Temos uma programação bastante densa, com cerca de 60 atividades, as quais serão realizadas até sexta-feira, tanto em Teresina, como em outras cidades do Estado. Queremos mostrar que o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento e que a hora de fazer acontecer é agora. Todos podem ser protagonistas das mudanças”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O professor Gildário Dias foi o primeiro palestrante do evento, tratando do tema “Porque Inovar e Empreender como Projeto de Vida”. Dias falou sobre o conceito de inovação, que segundo ele ainda é de difícil compreensão para muitos, pelo fato de sua fundamentação pertencer a uma das concepções de matéria prima intangível, a criatividade.

“A criatividade é uma ideação disruptiva e bem diferente dos conceitos cognitivos que estamos acostumados a imaginar. A indústria criativa passa pela revolução tecnológica e seus impactos. Defendemos que a educação do futuro está ligada à robótica. As crianças precisam estar preparadas para esse novo cenário, no qual a criatividade é ferramenta importante”, disse Gildário Dias.

Dias é doutor em física, fundador do Método TRON e do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta. É ainda presidente do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Cajuína Tec, e colaborador do Laboratório de Neuro-Inovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral da Universidade Federal do Piauí, UFPI.

Após a palestra de Gildário Dias, foi a vez do publicitário Samuel Normando falar sobre o Poder da Criatividade. Normando destacou que para ter sucesso é preciso errar várias vezes.

“Nem tudo a que nos propomos temos resultados imediatos. Errar e viver na zona de desconforto nos faz mais eficientes. Precisamos enxergar as oportunidades, mesmo onde parece não ter nada. A criatividade pode nos levar bem mais longe”, destacou Samuel Normando.

O publicitário citou como exemplo de que o erro é necessário para se chegar a melhores resultados o caso de uma empresa de games da Finlândia, que antes da criação da série Angry Birds, que foi sucesso em todo o mundo, criou outros 51 jogos que não surtiram os efeitos esperados.

Samuel Normando é diretor de criação associado da Publicis Brasil, agência responsável pela criação de campanhas publicitárias para Nestlé, Senac e Heineken, já tendo atendido também Procter&Gamble, Sanofilab, Microsoft, Vivo, Chevrolet e Habibs. Seu trabalho é reconhecido pela criatividade, o que lhe garantiu um Leão de Ouro em Cannes, um dos principais festivais do mundo.

As palestras estão sendo transmitidas ao vivo via streaming, por meio de link privado. Apenas as pessoas inscritas no site do Sebrae – www.pi. sebrae.com.br – conseguem usufruir dessa inovação, que está alinhada à estratégia de transformação digital da instituição.

Maiores informações no site do movimento – www.empreendedorismo.org.br. Os interessados podem também ligar para a Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800, ou ainda acessar as redes sociais do Sebrae no Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.