Tramita no Senado Federal um projeto de lei de Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, que trata sobre a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nos municípios de Pavussu e Eliseu Martins. Quando os parlamentares retornarem do recesso, em fevereiro, a proposta será discutida na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e o senador Elmano Férrer será o relator.
Se a proposta passar pela comissão, seguirá para votação no plenário, se aprovada, segue para Câmara dos Deputados. A ZPE é uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados. Em sua justificativa para aprovação da lei, o senador destacou que isso vai ajudar os municípios no transporte dos produtos da região.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ciro Nogueira
“Este empreendimento, cujo marco inicial situa-se nos municípios piauienses de Eliseu Martins e Pavussu, tornará possível o escoamento das riquezas geradas no nordeste brasileiro de forma muito mais econômica que o transporte rodoviário e permitirá que a produção da ZPE aqui proposta alcance o mercado internacional a custos competitivos”, defendeu Ciro.
Ele disse que isso vai estimular “a criação de bens industriais e insumos competitivos perante a economia globalizada o presente projeto vislumbra a área destinada a empreendimentos focados exclusivamente no comércio exterior. O sucesso comercial que atualmente percebemos com as Zonas de Processamento de Exportações permitirá a expressiva parcela do interior do estado do Piauí se desenvolver economicamente com a implantação de novas plantas industriais promovendo a geração de empregos e consequentemente criando riquezas e diminuindo os desequilíbrios sociais e regionais entre as unidades da federação”.
Outro ponto positivo é que Pavussu e Eliseu Martins estão localizadas no início do trajeto da ferrovia Transnordestina, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Dos 1,7 mil quilômetros que a ferrovia terá quando concluída, 420 quilômetros ficam no Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |