Plantio, colheita, interação, aprendizagem, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente. As crianças acolhidas no Lar da Criança “Maria João de Deus” contarão cada vez mais com essas palavras e atividades durante o dia a dia. Nessa quinta-feira(24), o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, inaugurou no lar, que é mantido por meio da Sasc, a “Horta do Aprender”, um espaço na casa onde serão cultivadas hortaliças, plantas frutíferas e também medicinais.
O projeto tem como objetivo promover a aprendizagem, despertar nas crianças a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, desenvolver uma alimentação saudável, além de promover interação. “Por meio de uma aprendizagem significativa, nós desenvolveremos algumas habilidades cognitivas, socioafetivas e também fazer com que a criança tenha um olhar voltado para o meio ambiente, para esse cuidado com ele. As crianças vão ter nessa horta um laboratório vivo desse processo de aprendizagem”, explicou a psicopedagoga do projeto horta do saber, Alice Resende.
Ao longo do projeto, que foi dividido em cinco etapas, foram realizadas oficinas com colaboradores e professores que receberam formação de como promover a interação e educação com as crianças por meio da horta; também foi contado com o apoio de um agrônomo, que orientou como ter os cuidados no plantio e cultivo. Além disso, as crianças já contam com atividades didáticas, pedagógicas, por meio de leitura, escrita e também manuseio da própria horta.
No espaço já foram plantadas e serão cultivadas pelos colaboradores, com o apoio da criançada, alguns alimentos como tomate, cebolinha, cheiro verde; na parte frutífera, pitanga, goiaba, acerola, dentre outros alimentos que enriquecerão ainda mais o cardápio da meninada.
“Esse tem sido um trabalho coletivo. Nosso setor pedagógico teve a ideia do projeto, que foi imediatamente acatado pelo secretário. Nós aproveitamos a área disponível que tinha no lar para ser mais um espaço de aprendizado e também de experiências significativas. As crianças já estão bem animadas”, declarou a coordenadora do Lar da Criança, Socorro Solano. “Eles vão ver que é interessante cuidar do espaço para que no futuro tenham as suas próprias frutas colhidas, por exemplo, e do quanto é importante o cuidado com a natureza. É uma forma de interação e educação”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |