O prefeito Firmino Filho estreou neste sábado (11) o programa "Em Sintonia com a Cidade", apresentado em parceria com o jornalista Toni Rodrigues, que vai ao ar todos os sábados pela FM Cultura, como parte da nova programação da rádio. A tônica do programa é promover a interação com os ouvintes, um espaço para que o gestor preste contas das obras e serviços que a Prefeitura de Teresina vem trabalhando.
Neste primeiro programa, Firmino Filho respondeu aos questionamentos de ouvintes e internautas, que se manifestam pelas redes sociais da Prefeitura. Entre os principais assuntos abordados, meio ambiente, saneamento básico, o projeto de requalificação do centro e obras de drenagem foram os principais.
Respondendo à pergunta do advogado Álvaro Mota, sobre meio ambiente, o prefeito explicou que essa nova gestão tem planejadas ações que impactem diretamente na melhoria da qualidade de vida dos teresinenses e entre essas medidas está a expansão do projeto de arborização e a busca por uma solução definitiva para o problema do saneamento básico, que refletirá principalmente na preservação dos rios Poti e Parnaíba.
- Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho estreou na rádio neste sábado
Segundo o prefeito, o prazo dado ao Governo do Estado e à Agespisa para que consigam solucionar as questões que envolvem o contrato de concessão que mantém com o município de Teresina finaliza em 30 de junho. Após isso, caso não haja um plano definitivo a ser apresentado, a Prefeitura tomará para si a responsabilidade. "Claramente, a Agespisa não cumpriu o contrato em termos de gestão do sistema, temos uma alta taxa de perda de água, e também não cumpriu a meta de abastecimento e saneamento. Já estamos num ponto de quebrar esse contrato. O Governo do Estado propôs uma alternativa e nós temos um prazo, caso contrário vamos tomar de volta o contrato e vamos tomar conta. Já chegamos ao limite e já tivemos muita paciência com a incapacidade da Agespisa. Se não der certo, vamos criar um serviço municipal e assumir a obrigação. Nós queremos chegar ao período do B-R-O-Bró com essa questão solucionada", disse.
Sobre a questão da drenagem, o prefeito comentou que com as chuvas dos últimos dias houve registro de problemas nas regiões sul e sudeste da cidade, principalmente na região que compreende o bairro Gurupi até a região da Vila Mandacaru. Firmino recorda que nessa região tem uma bacia, que antigamente era conhecida como Riacho Mandacaru. Com as edificações, a região alagadiça ficou impermeabilizada e as galerias, situadas ao longo da margem da BR 343, não tem mais a capacidade de receber a quantidade de água. Por isso, em reunião no Ministério das Cidades no início desta semana, o prefeito verificou a situação do projeto de duplicação da BR, que contempla também a construção de galerias ao longo do trecho. O projeto prevê ainda a construção de viadutos, melhorando a mobilidade urbana da região.
Uma região da cidade que não sofre mais com alagamentos no período chuvoso é a zona norte. Isso foi possível com o projeto de drenagem implementado na primeira fase do Lagoas do Norte. "Na zona norte, onde historicamente tínhamos problemas de drenagem, não está mais acontecendo. E na segunda fase do Lagoas do Norte, vamos solucionar em definitivo vários problemas daquela região, como é o problema da falta de água e do esgotamento, fazendo um grande parque ambiental, transformando aquela região em um verdadeiro cartão postal. Já está autorizada a galeria do Matadouro, a Praça dos Orixás já começou, já está sendo iniciado o Mocambão, que é o parque ambiental do Mocambinho, e também vamos iniciar a reforma do Parque Ambiental Encontro dos Rios", comentou.
O diretor da rádio FM Cultura, Toni Rodrigues, ressalta que essa iniciativa do prefeito em estar à frente de um programa de rádio tem como principal objetivo aproximar a gestão dos munícipes. "É uma iniciativa inovadora essa e esperamos que a população participe enviando as perguntas e interagindo com o programa", disse.
O programa "Em Sintonia com a Cidade" vai ao ar todos os sábados, das 9h às 10h, pela FM Cultura, na sintonia 107,9, e a população pode enviar perguntas através das redes sociais da Prefeitura e através da Ouvidoria do município.
Ver todos os comentários | 0 |