O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), habilitou o Hospital Universitário (H.U) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, para oferecer serviços de oncologia, ou seja, para atender a pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi inaugurada no dia 02 de maio de 2016 no H.U.
- Foto: Divulgação/UFPIHospital Universitário
Conforme informações da assessoria de comunicação do Governo do Estado, o local que teve um investimento de quase R$ 3 milhões, conta com 25 leitos de internação, 5 leitos de UTI e 12 poltronas para tratamento ambulatorial de quimioterapia. Com isso, será possível oferecer cerca de 600 exames de ultrassom, 500 consultas com especialistas, 400 exames endoscópicos e 200 exames anatomopatológicos para pacientes dos territórios Entre Rios (30 municípios do Piauí), Cocais (22), Carnaubais (16), Planície Litorânea (11) e mais 27 cidades do Maranhão.
Os tratamentos disponibilizados serão para os cinco tipos da doença com mais incidência no Estado: mama feminina, próstata, colo do útero, colo retal e pulmão. A equipe médica contará com vários especialistas, como oncologistas clínicos e oncológicos, urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões gerais, entre outros. O hospital São Marcos, situado no Centro da Capital, era até então, o único no Piauí a oferecer atendimento a pacientes com câncer pelo SUS.
Ver todos os comentários | 0 |