O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um requerimento solicitando do governo estadual um relatório detalhado sobre a atual situação do sistema prisional piauiense. O requerimento foi aprovado na terça-feira (13) e será encaminhado para o governador Wellington Dias (PT), para o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
- Foto: Priscila Caldas/GP1Deputado Estadual Rubem Martins
O parlamentar explica que o relatório é importante para “conhecimento da sociedade, devido aos altos índices e o crescimento da violência no Estado, que já registrou 60 tentativas de fuga no período de janeiro a abril de 2016, possui 62% dos detentos sem julgamento, é o segundo do país em número de presos provisórios e é considerado o Estado que tem o pior índice de presos estudando, cerca de 4%. Vale destacar que o Piauí ainda não possui um Plano Estadual de Segurança Pública, por isso esse detalhamento subsidiará na elaboração de estratégias, metas e ações de prevenção, controle e combate aos vários crimes ocorridos no estado”.
Rubem encaminhou no requerimento fazendo várias solicitações, entre elas: quais os contratos e convênios firmados, a quantidade de unidades penais, os serviços prestados aos detentos, a quantidade de detentos em regime semiaberto por unidade penal, a existência ou não de celas por tipologia ou especificidade de crime, o número de presos com tornozeleira, entre outros pontos.
Ver todos os comentários | 0 |