Fechar
GP1

Piauí

Ocupação estudantil vai resistir à reintegração de posse da UFPI

O salão nobre da reitoria está ocupado desde o dia 18 de outubro. Em todo o país, 170 universidades e 1.197 escolas encontram-se ocupadas.

Após a visita de uma equipe da Justiça Federal à ocupação estudantil realizada ontem (09), na reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os manifestantes estão se articulando para definir os próximos passos do movimento. Isso porque a Procuradoria-Geral Federal quer judicializar um pedido de reintegração de posse do local, que está ocupado por alunos de vários cursos, desde o dia 18 de outubro.

  • Foto: Andreia Soares/ GP1Reitoria da UFPI ocupada por estudantesReitoria da UFPI ocupada por estudantes

Em conversa com alguns ocupantes, que preferiram não se identificar, o GP1 questionou se a ocupação será continuada. “A gente não tem previsão de saída, a conjuntura nacional e local é que nos dirá quando vai acabar, vamos continuar resistindo à ocupação. Ele [reitor Arimateia Lopes] falou que ia receber os alunos em assembleia, mas até agora não marcou data. Se houver uma audiência de conciliação, para realmente a gente desocupar a reitoria, vamos resistir o máximo que pudermos”, afirmou uma das manifestantes.


Outra estudante admitiu não saber o futuro da ocupação. “Não fizemos um curso de ocupação, muitas vezes me sinto perdida aqui, sem saber como agir, porque eu nunca participei de uma e há dez anos a UFPI não é ocupada, então não sabemos se vamos permanecer hoje ou sair amanhã. A questão do alimento, por exemplo, são os sindicatos e alguns professores que mandam, então se não tiver comida, nem apoio, vamos ter que desocupar”, ressaltou.

  • Foto: Andreia Soares/ GP1Estudantes ocupam reitoria da UFPI há quase um mêsEstudantes ocupam reitoria da UFPI há quase um mês

Em resposta à carta de reivindicações enviada pelos ocupantes ao reitor, ele se manifestou dizendo que “as universidades federais, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), entidade que representa os reitores, tem se posicionado de forma contrária a essa proposta de emenda constitucional [PEC 241 (55)], conforme Nota da Entidade”, sendo esta a principal pauta nacional. O grupo afirmou que nesse domingo (13) vão sentar para fazer a tréplica.

Cerca de 120 alunos passam pela ocupação durante o dia, e 60 a 70 alunos permanecem durante a noite no salão nobre da reitoria. Além de Teresina, Picos e Bom Jesus também aderiram ao movimento. No cronograma, acontecem assembleias, aulas de antropologia, sociologia, história, etc., algumas oficinas como de política, dança, exibição de filmes, entre outras atividades. Em todo o país, 170 universidades e 1.197 escolas encontram-se ocupadas.

  • Foto: Andreia Soares/ GP1Alguns estudantes que participam do movimentoAlguns estudantes que participam do movimento
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.