O governador Wellington Dias participou da abertura do II Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares “AVC em Foco”, na noite desta sexta-feira (28), no auditório do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação). O evento encerra a Semana de Combate ao AVC no Piauí, realizada pela Associação Reabilitar. O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho também estava presente na solenidade, além do presidente do CEIR, Benjamim Pessoa Vale.
O governador destacou os perigos do AVC e ressaltou a importância do evento para todo o Estado. “À medida que você tem uma vida estressada, que não é regrada, que não descansa, faz uso fumo, faz uso intensivo do álcool, enfim, tudo isso termina afetando o corpo, afetando o cérebro de modo muito forte, e daí vem trombose, vem um derrame cerebral e que leva muitas vezes a perda da vida. Aqui o objetivo é preparar profissionais, estudantes, debater e buscar aperfeiçoar experiência no Brasil ou fora do Brasil. Então eu acho importante para a Saúde do Piauí. São eventos como esse que colocam Teresina e o Piauí na vanguarda na área da saúde, tanto preventiva como curativa", disse.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Wellington Dias
Presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Flávio Leitão Filho, também esteve no evento e falou sobre a importância de debates entre profissionais e estudantes. “Com essa atitude hoje, o Benjamim sensibilizou uma equipe multiprofissional e trouxe as lentes das câmeras e os olhos humanos para cá. Aqui começamos a discutir sobre um assunto que é tão importante, que acaba tendo um impacto socioeconômico tão grande”, declarou.
O deputado estadual Themístocles Filho aproveitou o evento para contar um testemunho próprio de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral. “Eu tive um problema de AVC há mais de 10 anos, passei 12 dias em uma UIT sob os cuidados do doutor Benjamim, e graças a Deus estou aqui contando a história, não precisei ir para São Paulo, que é normal quando uma pessoa tem um problema grave no Piauí é ir para São Paulo ou outro estado melhor”, relatou.
Ver todos os comentários | 0 |