A aprovação do projeto para construção do Centro Materno em Teresina, credenciamento de unidade especializada em oncologia com aumento do teto para Teresina, Parnaíba e Oeiras, novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e rede de urgência e emergência na cidade de Parnaíba, foram temas de reuniões no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (5), com o deputado federal Assis Carvalho, o secretário da Saúde do Piauí, Francisco Costa, e o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.
As reuniões foram realizadas com participação da coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela; do secretário substituto de Gestão Estratégica e Participativa, Rogério Carvalho Santos; e técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde.
Para o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, há muita expectativa quanto à implantação da rede de urgência e emergência e da unidade de oncologia em Parnaíba. “Esses dois projetos podem reconfigurar a rede de saúde ao implantar atendimento especializado no Território Planície Litorânea, com capacidade para atender a todos os municípios da região”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Federal Assis Carvalho
Articulador dos projetos, o deputado Assis Carvalho defende que os investimentos são fundamentais para desafogar o atendimento de saúde pública em Teresina, capital do Estado. As propostas têm recursos assegurados por meio de emendas parlamentar ou convênios, cuja liberação está vinculada ao orçamento do Ministério da Saúde, e contrapartida dos municípios e estado. “São projetos importantes para a modernização do atendimento em saúde no Piauí. Além de descentralizar o atendimento, dão maior segurança de assistência para a população”, ressalta o parlamentar.Imagem: DivulgaçãoAssis Carvalho articula conjunto de projetos para a saúde do Piauí
As reuniões foram realizadas com participação da coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela; do secretário substituto de Gestão Estratégica e Participativa, Rogério Carvalho Santos; e técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Francisco Costa, Secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Francisco Costa - que levou uma equipe técnica para discutir pontos do projeto -, explica que tanto Estado quanto município já atenderam às normas e diretrizes do Ministério para viabilização dos projetos. “Queremos maior velocidade nas respostas do órgão porque é prioritário ampliar o atendimento em saúde no Piauí”, reivindica.Para o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, há muita expectativa quanto à implantação da rede de urgência e emergência e da unidade de oncologia em Parnaíba. “Esses dois projetos podem reconfigurar a rede de saúde ao implantar atendimento especializado no Território Planície Litorânea, com capacidade para atender a todos os municípios da região”.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |