O governador Wellington Dias participou, na manhã desta segunda-feira (06), da solenidade de Abertura do III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e da III Jornada de Saúde do Trabalhador. Wellington disse que o governo vai trabalhar em todos os segmentos, sobretudo, no da área da prevenção.
O secretário estadual da Saúde, Francisco Costa, destacou algumas frentes que precisam ser trabalhadas. Dentre elas, a oportunidade de fazer discussões acerca da vigilância sanitária, bem como a implantação dos núcleos de segurança dos pacientes nos estabelecimentos de saúde.
O coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Rock Manuel, esclareceu que a política nacional do trabalhador prioriza a promoção da área e a prevenção de doenças ligadas ao ambiente de trabalho.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
“Temos que trabalhar em várias frentes, mas a nossa aposta principal será na prevenção. Vamos garantir as condições de acompanhamento pré-natal, da gestação, da infância, cuidado com os idosos, a vacinação, a área da vigilância. Enfim... temos que investir na prevenção para evitar doenças de todas as ordens”, apontou o governador ao GP1.O secretário estadual da Saúde, Francisco Costa, destacou algumas frentes que precisam ser trabalhadas. Dentre elas, a oportunidade de fazer discussões acerca da vigilância sanitária, bem como a implantação dos núcleos de segurança dos pacientes nos estabelecimentos de saúde.
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário Francisco Costa
“Solenidades como essas possibilitam fazer discussões na área da vigilância tendo alguns eixos, como Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador, o Cerest, que é uma forma de atenção aos trabalhadores. Outra questão é a implantação dos núcleos de segurança dos pacientes. Esses núcleos serão implantados nos estabelecimentos de saúde para quando o usuário precisar ter um atendimento seguro e com orientação profissional”, explicou. O coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Rock Manuel, esclareceu que a política nacional do trabalhador prioriza a promoção da área e a prevenção de doenças ligadas ao ambiente de trabalho.
Imagem: Lucas Dias/GP1Coordenador Rock Manuel
“Essa política foi publicada em 2012 e traz diretrizes e objetivos para atenção integral a saúde do trabalhador no país. Tem ainda o eixo da saúde do trabalhador no SUS. Infelizmente não temos a politica da promoção da saúde e hoje percebemos que o ambiente de trabalho é um grande influenciador de doenças e acidentes, portanto, precisamos mudar essa realidade”, comentou o coordenador. Imagem: Lucas Dias/GP1III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária
Imagem: Lucas Dias/GP1III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária
Imagem: Lucas Dias/GP1III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária
Imagem: Lucas Dias/GP1III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária
Imagem: Lucas Dias/GP1III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |