Na manhã desta terça-feira (24) aconteceu a abertura do simpósio sobre potencialidades do Matopiba, com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias. O evento segue até a esta sexta-feira (25), no Blue Tree Towers Rio Poty, com exposições, palestras e grupos de discussão.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias participa de simpósio sobre o matopiba
O objeto do encontro é discutir as demandas e oportunidades de inclusão social e produtiva relacionadas à exploração agrícola nas regiões que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Weelington Dias
O governador Wellington Dias destacou a importância de desenvolver a agropecuária, incluindo as famílias que vivem nessa região. “Devemos debater como ter crescimento sem expulsar os nativos, permitindo que essas pessoas que vive ali há muito tempo, tenham oportunidades. Evitar o que aconteceu em outras regiões do país, onde o agronegócio chegou expulsando os nativos”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1 Mesa de honra do simpósio sobre o matopiba
Entre os dias 1 e 6 de dezembro, o governador fará viagem ao no Japão, acompanhando a presidente Dilma, e fará apresentação sobre o Matobipa. “Também vamos assinar contrato entre o governo brasileiro, esses quatro estados Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia, com o governo japonês e duas agencias de financiamento”, informou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Luiz Fernando Leite, chefe- geral da Embrapa Meio- Norte
O chefe-geral da Embrapa Meio- Norte, Luiz Fernando Leite, chamou atenção para a necessidade de promover o acesso dos pequenos produtores a aparelhos tecnológicos. “Hoje nós temos no Matopiba uma necessidade muito grande de tecnologias acessíveis, especialmente à pequena produção. Nós sabemos que o grande produtor tem acesso a esse acervo tecnológico, entretanto, a pequena produção ainda tem muita desassistência com relação a isso. A ideia é que a gente possa discutir quais são as necessidades desse segmento produtivo, por isso convidamos as universidades, a Embrapa, o governo do Estado, os bancos, para que a gente possa ter encaminhamentos com diretrizes para se ter tecnologias acessíveis ao pequeno produtor rural”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Francisco Limma secretário da SDR
O Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, listou alguns projetos para inclusão e valorização de produtores agrícolas de menor porte. “Uma das estratégias é o que chamamos de modelagem com base na parceria público-privada- comunitária, onde uma empresa de base societária anônima agrega produtores pequenos e médios, além dos grandes. Outra forma é trabalhar a diversidade produtiva, agregação de valor dentro dessa cadeia. Não basta produzir grãos, é preciso processar, agregando valor à produção e estimular outras áreas como a pecuária, a produção de carne e leite é um grande desafio que o Estado tem e é uma estratégia para incluir os pequenos produtores”, informou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Público compareceu ao simpósio
Imagem: Lucas Dias/GP1Simpósio sobre o Matopiba
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |