Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura realiza mutirão para acompanhar o cumprimento do Bolsa Família

As famílias ao serem inseridas no Programa Bolsa Família assumem compromissos na área da educação, saúde e assistência social.

Para que não haja o cancelamento do benefício do Programa Bolsa Família de muitos teresinenses que ainda não acessaram os serviços de acompanhamento no âmbito da saúde, a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) está realizando mutirões nas diversas regiões da capital para a coleta destes dados. Nesta terça-feira, o mutirão acontece no turno da tarde na localidade Pe. Pedro Balzi, zona Sudeste.

As famílias ao serem inseridas no Programa Bolsa Família assumem compromissos na área da educação, saúde e assistência social. Na área de saúde, as famílias beneficiárias devem acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Sendo assim, a atividade tem como objetivo proporcionar a estas famílias o acesso aos serviços de saúde, a fim de garantir o cumprimento das condicionalidades. Essa é a segunda ação realizada na região. Nesta terça-feira, as atividades acontecem no turno da tarde para que as crianças que estudam no turno da manhã e as pessoas que não puderam comparecer antes possam agora participar.

É também uma oportunidade para levar os serviços às famílias que não têm essa cobertura constante, sendo um serviço itinerante, onde os profissionais se instalam na comunidade e recebem todas as famílias beneficiárias. As famílias são mobilizadas por meio de uma articulação entre o CRAS da região e a associação de moradores, a fim de promover os serviços necessários e informações das condicionalidades do programa Bolsa Família.

A equipe da Semtcas estará presente junto à equipe da Fundação Municipal de Saúde com enfermeiros, nutricionista e estagiários da Semtcas para auxiliar no serviço e informações. Na ocasião serão feitos serviços de acompanhamentos de pesagem, medida, orientação nutricional e avaliação do calendário vacinal. “O objetivo é alcançar a meta de 80% no acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na saúde. Além disso, evitar os efeitos do descumprimento nos benefícios e propiciar informações a respeito da importância dos serviços ofertados, tendo em vista que o cumprimento das condicionalidades são requisitos para que a família permaneça no programa.”, esclareceu a coordenadora das Condicionalidades do Programa Bolsa Família, Jovina Sérvulo.

O acompanhamento das famílias segue o calendário anual definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. De acordo com as informações do calendário, as famílias com perfil saúde devem buscar o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde do seu território a cada 6 meses. A ação também será realizada no Bairro Teresina Sul, região Sul da capital nos dias 05 e 06 de junho nos turnos manhã e tarde.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.