A cidade de Teresina foi apontada pelo Governo Federal, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), como a capital do norte e nordeste que mais gerou empregos em 2014. O avanço seria um resultado da implantação das empresas de Call Center, responsáveis por 71,3% das contratações nos quatro primeiros meses deste ano.
Imagem: ReproduçãoEmpresa de Call Center
O Caged é um programa criado pelo Governo Federal, através da lei nº 4.923/65 que institui o registro permanente de admissões e despensa de empregados, sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os dados são repassados todo mês pelas empresas ao Ministério do Trabalho.
A pesquisa revela que Teresina gerou no primeiro quadrimestre deste ano 4.737 empregos, deixando para trás as capitais de Aracaju e Natal que geraram respectivamente 4.266 e 4.404 novos empregos. No ranque nacional Teresina aparece na 7ª colocação, ficando atrás das cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Brasília e São Paulo que ocupa a 1ª posição.
Imagem: Geísa Chaves/GP1Secretário Fábio Nery
Antes da implantação das empresas de Call Center na capital Piauiense, a atividade que mais empregava pessoas era a construção civil que disponibilizava 773 vagas por mês. Hoje as empresas de Call Center são responsáveis por gerar 71,3% novos empregos em Teresina.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Economia de Teresina, Fábio Nery, o ponto primordial para o resultado positivo foi à criação da lei nº 4.410, proposta pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), sancionada em 2013. “O prefeito sensibilizado com a questão do emprego, criou uma lei que beneficiasse a atividade. Então me incumbiu de trazer investimentos para Teresina” explicou.
Imagem: Reprodução Prefeito Firmino Filho em visita a empresa
A nova lei municipal inclui benefícios como redução do ISS, isenção de taxas municipais e doação diária. Diante das vantagens, em julho de 2013 se instala em Teresina a primeira empresa de Call Center a “Vik Star”, no bairro Sacy, zona sul da capital, gerando 2.500 novos empregos. Em apenas oito meses é inaugurada na zona leste da capital, no bairro São Pedro, a segunda empresa de Call Center a “Alma Viva”, empregando mais 2.500 pessoas.
O secretário Fábio Nery, durante entrevista ao GP1 anunciou novidades para 2015. “Ano que vem outra empresa de Call Center se instalará em Teresina. Ela irá funcionar na zona norte e empregará cinco mil pessoas”, revelou.
Imagem: ReproduçãoEmpresa de Call Center
O secretário revela ainda o perfil profissional exigido pelas empresas de Call Center. “Tem que ter acima de 18 anos, ensino médio completo, conhecimento básico de informática e boa desenvoltura na oratória. Os eleitos passarão por treinamentos, onde receberão acompanhamento de seus resultados”, disse. Ele alerta também que as novas vagas de emprego serão divulgadas nos meios de comunicação locais e através do site da prefeitura.
O gestor ressalta que o crescimento econômico de uma região não está atrelado apenas à indústria. “É importante dizer que as soluções econômicas não passam apenas pela indústria, mas pela economia como um todo. A mão de obra, a prestação de serviços também geram bons negócios, pois o objetivo final será sempre favorecer a população com boas oportunidades de emprego”, finalizou Fábio Nery.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |