Fechar
GP1

Piauí

Mais de 60 Municípios do Piauí aguardam máquinas do Ministério da Pesca

Quando o Programa foi lançado, o Ministério da Pesca esperava aumentar a produção nacional do setor de 470 mil toneladas para 1 milhão de toneladas ao ano, já em 2014.

Em junho do ano passado (2013), o Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou a relação de municípios aptos a serem contemplados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar no Brasil através da Aquisição de Máquinas. Desde então, 65 municípios piauienses, além do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Vales dos Rios Piauí e Fidalgo, aguardam a entrega de patrulhas mecanizadas, compostas por uma escavadeira hidráulica e um trator de esteiras.

Atendendo ao apelo de centenas de pequenos aquicultores, o deputado federal Jesus Rodrigues esteve recentemente em audiência com a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, para solicitar urgência na entrega das patrulhas mecanizadas. “Essa é uma iniciativa tão importante quanto a que está sendo feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através da destinação de máquinas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Precisamos dar prosseguimento a mais essa grande obra do governo federal”, destacou.

Presente na reunião com a secretária Nince Ferreira, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, enfatizou o empenho da prefeitura no cumprimento de todas as exigências do processo. “Tivemos que elaborar plano de trabalho, projeto e ainda criar uma lei municipal específica para a execução do programa. Isso gerou uma expectativa muito grande entre os nossos aquicultores, que hoje estão desanimados com a demora na entrega desses equipamentos”, lamentou o gestor.

Quando o Programa foi lançado, o Ministério da Pesca esperava aumentar a produção nacional do setor de 470 mil toneladas para 1 milhão de toneladas ao ano, já em 2014. Esse crescimento seria impulsionado pela construção e recuperação de tanques escavados para produção de peixes e realização de capacitações nas áreas de gerenciamento de piscicultura, tecnologia de produção e formas associativas na produção aquícola.

Conheça a relação dos municípios do Piauí habilitados
Água Branca
Alegrete do Piauí
Aroazes
Avelino Lopes
Belém do Piauí
Beneditinos
Bocaina
Bom Jesus
Bonfim do Piauí
Boqueirão do Piauí
Brasileira
Cajueiro da Praia
Campinas do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Maior
Caridade do Piauí
Castelo do Piauí
Cocal dos Alves
Colônia do Gurguéia
Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Vales dos Rios Piauí e Fidalgo
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Demerval Lobão
Elesbão Veloso
Eliseu Martins
Gilbués
Hugo Napoleão
Ipiranga do Piauí
Itaueira
Jacobina
Jaicós
Jardim do Mulato
João Costa
Lagoa do Sítio
Luiz Correia
Miguel Alves
Miguel Leão
Monsenhor Gil
Morro Cabeça no Tempo
Morro do Chapéu do Piauí
Nova Santa Rita
Novo Oriente do Piauí
Olho D"Água do Piauí
Palmeira do Piauí
Palmeirais
Parnaguá
Paulistana
Pedro II
Pedro Laurentino
Pimenteiras
Pio IX
Piracuruca
Piripiri
Prata do Piauí
Regeneração
Ribeira do Piauí
Santa Filomena
Santa Luz
Santo Antônio dos Milagres
São Félix do Piauí
São João do Arraial
Sigefredo Pacheco
Simões
Socorro do Piauí
União
Uruçuí

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.