Fechar
GP1

Piauí

Piauí ganha Centro de Lutas Olímpicas que leva o nome da judoca Sarah Menezes

O Centro terá o nome da jovem campeã olímpica de 2012, que, hoje, serve de inspiração e orgulho para muitos adolescentes.

"Parabenizo a todos os que estão envolvidos na construção desse Centro. Esse projeto é muito importante, não só para mim, mas para tantas crianças sonhadoras e que precisam de mais esporte e educação", foi assim que a judoca piauiense, Sarah Menezes agradeceu a homenagem recebida na manhã desta terça-feira (30), no Palácio de Karnak.
Imagem: Thiago AmaralPiauí ganha Centro de Lutas Olímpicas que leva o nome da judoca Sarah Menezes(Imagem:Thiago Amaral)Piauí ganha Centro de Lutas Olímpicas que leva o nome da judoca Sarah Menezes
A solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da construção do Centro de Lutas Olímpicas, contou com a presença do Governador Wilson Martins, do Secretário de Estado da Educação, Átila Lira, e ainda, de esportistas e professores.

O Centro terá o nome da jovem campeã olímpica de 2012, que, hoje, serve de inspiração e orgulho para muitos adolescentes. A obra será construída através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), com recursos do tesouro estadual e atenderá jovens da Rede Pública Estadual.

Wilson Martins falou da alegria de realizar a obra. "Estamos muito felizes em poder reconhecer o que a Sarah fez por nós, piauienses. Ela é um símbolo de grandeza da mulher do nosso Estado. Vamos construir esse espaço tão importante, onde teremos a oportunidade de mostrar que nada é impossível", disse o Governador, que ainda determinou a criação de projetos específicos que trabalhem e incentivem a prática de esportes olímpicos no ambiente escolar.

"Esse é o primeiro Centro de lutas construído no Piauí. Isso para o Judô é uma oportunidade de ajudar inúmeras crianças e quem sabe encontrar outros judocas, como a Sarah, outros talentos que estarão envolvidos com a educação e elevando o nome do nosso Estado", comentou o coordenador do projeto e treinador, Expedito Falcão.
Imagem: Thiago AmaralExpedito Falcão(Imagem:Thiago Amaral)Expedito Falcão
A iniciativa tem o objetivo de alinhar, ainda mais, a prática esportiva e a educação, ajudando crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e ocupando o tempo livre dos estudantes da Rede Pública Estadual.

Para o secretário de educação, Átila Lira, o Centro será uma extensão das aulas de esportes já existente nas escolas. "Essa é mais uma contribuição que visa à prática esportiva. Funcionará como uma integração entre atividades pedagógicas e Educação Física. Estamos certos de que com ações nesse sentido poderemos proporcionar mais oportunidades aos nossos jovens", destacou Átila.
Imagem: Thiago AmaralSecretário Átila Lira(Imagem:Thiago Amaral)Secretário Átila Lira
Na oportunidade, o Governador Wilson Martins autorizou a abertura da licitação para a aquisição dos equipamentos assim que as obras iniciarem, para que na inauguração, o Centro de Lutas já conte com toda a aparelhagem necessária.

As obras iniciarão na primeira quinzena do mês de agosto e devem ser concluídas até dezembro deste ano.

Centro de Lutas Olímpicas Sarah Menezes

O Centro será localizado no bairro Saci, zona Sul de Teresina. Com investimento de R$ 800 mil, o Centro terá 1.343,51 m² de área construída, com recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicólogo, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes de judô; taekwondo e greco-romana.

Todos os ambientes serão climatizados e terão áreas para aquecimento. O esporte andará em conjunto com a escola. Para ingressar nas aulas de artes marciais, é necessário que o aluno tenha média sete na escola.

Sarah Menezes

Em julho de 2012, o esporte piauiense escrevia sua história no cenário olímpico internacional. Sarah Menezes subia nos tatames de Londres para conquistar a primeira medalha do ouro do judô feminino em Olimpíadas, colocando genuinamente, o Piauí no lugar mais alto do pódio. A atleta “Cajuína”, como ficou conhecida, quebrava ali um jejum de 20 anos sem medalhas de ouro no esporte.
Imagem: Thiago AmaralSarah Menezes(Imagem:Thiago Amaral)Sarah Menezes
Atualmente Sarah Menezes, com 23 anos, é a líder do ranking mundial na sua categoria (até 48kg) com quase 1000 pontos de diferença para a segunda colocada, e segura a posição desde a conquista em Londres.

Ela reside em Teresina e alterna suas atividades cotidianas entre treinos no Centro de Treinamento que leva seu nome, viagens para o Rio de Janeiro, onde também treina com a seleção brasileira, e competições internacionais.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.