Oito empresas do ramo de alimentação receberam do Senac de Teresina, certificados do Programa Alimentos Seguros (PAS) na noite desta quarta-feira (10). Entre os objetivos do PAS está a redução do risco de contaminação dos alimentos e o aumento da capacitação técnica dos funcionários das empresas.
O Senac é responsável pela execução do programa em parceria com o Sebrae, que subsidia a ação. A auditora Janice Lustosa explica passo a passo o programa. “Consultores acompanham as empresas durante um período de três meses, sugerem um plano de ações, se 70% desse plano for atingido, a empresa recebe o certificado de qualidade do PAS, durante o processo é feita uma auditoria com as empresas e também no final do programa”, fala.
Segundo Lustosa, os principais componentes avaliados pelos consultores são o comportamento higiênico, instalações da empresa, a potabilidade da água utilizada, controle de pragas e documentos.
Das 18 empresas que iniciaram o programa, oito cumpriram o plano de ações elaborado por consultores do Senac, são elas: Sal da Terra, Donna Get, Distribuidora Henry Frut ( a única no ramo de distribuição de alimentos), Mangá Sushi Bar, Pizzaria Nossa Casa, Dogão Muito Mais Gostoso, Restaurantes Temperatus e Romeu e Julieta.
A Gerente Operacional do Sebrae, Erika Lopes, conta como funciona a parceria entre as instituições. “O Sebrae faz a identificação da demanda, envia as empresas para o Senac que viabiliza o projeto e então o Sebrae encaminha o recurso para a execução do programa, muitas empresas procuram o Senac através de outras parcerias como o programa com Agentes Locais de Identificação (ALI)”, conclui.
A auditora Janice fala ainda que as dez empresas que não cumpriram o plano de ações podem procurar o Senac novamente para que um novo projeto seja elaborado e elas possam conquistar o certificado do PAS.
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Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Entrega de certificados no auditório do Edifício Agostinho Pinto, Senac em Teresina
![Entrega de certificados no auditório do Edifício Agostinho Pinto, Senac em Teresina(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Entrega de certificados no auditório do Edifício Agostinho Pinto, Senac em Teresina(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/entrega-de-certificados-no-auditorio-do-edificio-agostinho-pinto-senac-em-teresina-195581.jpg)
O Senac é responsável pela execução do programa em parceria com o Sebrae, que subsidia a ação. A auditora Janice Lustosa explica passo a passo o programa. “Consultores acompanham as empresas durante um período de três meses, sugerem um plano de ações, se 70% desse plano for atingido, a empresa recebe o certificado de qualidade do PAS, durante o processo é feita uma auditoria com as empresas e também no final do programa”, fala.
Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Auditora do Senac, Janice Lustosa
![Auditora do Senac, Janice Lustosa(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Auditora do Senac, Janice Lustosa(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/auditora-do-senac-janice-lustosa-195582.jpg)
Segundo Lustosa, os principais componentes avaliados pelos consultores são o comportamento higiênico, instalações da empresa, a potabilidade da água utilizada, controle de pragas e documentos.
Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Auditório do Senac
![Auditório do Senac(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Auditório do Senac(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/auditorio-do-senac-195583.jpg)
Das 18 empresas que iniciaram o programa, oito cumpriram o plano de ações elaborado por consultores do Senac, são elas: Sal da Terra, Donna Get, Distribuidora Henry Frut ( a única no ramo de distribuição de alimentos), Mangá Sushi Bar, Pizzaria Nossa Casa, Dogão Muito Mais Gostoso, Restaurantes Temperatus e Romeu e Julieta.
Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Representante recebendo certificado de sua empresa
![Representante recebendo certificado de sua empresa(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Representante recebendo certificado de sua empresa(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/representante-recebendo-certificado-de-sua-empresa-195584.jpg)
A Gerente Operacional do Sebrae, Erika Lopes, conta como funciona a parceria entre as instituições. “O Sebrae faz a identificação da demanda, envia as empresas para o Senac que viabiliza o projeto e então o Sebrae encaminha o recurso para a execução do programa, muitas empresas procuram o Senac através de outras parcerias como o programa com Agentes Locais de Identificação (ALI)”, conclui.
Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Gerente do Sebrae, Erika Lopes
![Gerente do Sebrae, Erika Lopes(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Gerente do Sebrae, Erika Lopes(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/gerente-do-sebrae-erika-lopes-195586.jpg)
A auditora Janice fala ainda que as dez empresas que não cumpriram o plano de ações podem procurar o Senac novamente para que um novo projeto seja elaborado e elas possam conquistar o certificado do PAS.
Imagem: Valciãn Calixto/GP1
Entrega de certificados
![Entrega de certificados(Imagem:Valciãn Calixto/GP1) Entrega de certificados(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)](http://www.gp1.com.br/images/entrega-de-certificados-195585.jpg)
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