Fechar
GP1

Piauí

Promotor de Justiça Francisco de Jesus pede a anulação dos votos de duas urnas em Simões

Simões enfrenta uma eleição suplementar para a escolha do novo prefeito (a) após o prefeito reeleito ter seu mandato cassado.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPromotor Francisco de Jesus(Imagem:Divulgação)Promotor Francisco de Jesus
O Promotor de Justiça, Francisco de Jesus Lima, enviou aos presidentes da 040ª e 055ª Secção da 056ª zona eleitoral da cidade e comarca de Simões o pedido de impugnação à votação suplementar para prefeito após receber reclamações de duas eleitoras que foram impedidas de votar por serem portadoras de deficiência visual, mesmo estando acompanhadas de pessoas da família sob alegação de que foi orientação do Juiz Eleitoral. Margarida Lusia da Silva e Adalgiza da Silva não puderem exercer o direito ao voto.

Em seu texto, o promotor alegou que ""in casu", o egregário Tribunal Regional Eleitoral tem assegurado aos portadores de necessidades especiais o sagrado direito ao voto, com primado da democracia e igualdade, apenas ressalvando que estes devem estar acompanhados de pessoa da família, ou de confiança, nunca de pessoas ligadas a partido político, independentemente de prévia solicitação ao juízo eleitoral".

Francisco de Jesus afirma ainda que em outras secções do pleito, pessoas com deficiência visual votaram normalmente, a exemplo de Francisco Alves Filho da secção 013.

Por fim, o promotor pediu que "para, depois de regularmente processada e instruída, anular os votos das urnas das secções 040ª e 055ª.

Eleição

Em Simões acontece neste domingo (2) uma eleição suplementar, após o prefeito reeleito Edilberto Abdias ter o seu mandato cassado e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcar um novo pleito. O mandato de Edilberto foi cassado após o Tribunal considerar que ele estava exercendo o seu terceiro mandato.

Edilberto chegou a assumir a prefeitura quando era vice, onde ficou um mês no cargo quando o prefeito se afastou por motivos de saúde. Depois ele se elegeu em 2008 para o cargo de prefeito e em 2012 disputou a reeleição, onde foi eleito.

Os candidatos Francisco Dogizete Pereira (DEM) e Maria Adelaide Moura de Carvalho (PRTB) disputam a preferência dos 11.498 eleitores do município de Simões.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1



Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.