Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
A Secretaria Municipal de Planejamento, através do Programa Lagoas do Norte (PLN), realizou na sexta-feira (15), encontro com os 34 carroceiros cadastrados no Programa para fazer o recadastramento dos trabalhadores e marcar uma avaliação médica para os animais.O encontro foi realizado no auditório do Laboratório de Águas Dr. Klebert Passos, na Gerência de Zoonoses. Zelina de Oliveira, bióloga, idealizou o encontro ao considerar o último cadastro dos carroceiros que trabalhavam nas proximidades do Parque Lagoas do Norte, datado de 2011. “Além de fazer novos cadastros o encontro foi importante para conscientizar os carroceiros da importância de fazer avaliação médica dos animais, para que, em caso de doença, o animal tenha o trabalho interrompido, e seja providenciado o tratamento”, destacou.
Na oportunidade, o veterinário Luís Harliton proferiu uma palestra sobre “Manejo Adequado dos Animais”, abordando jornada de trabalho, peso da carga, cuidados ao adquirir os animais e maus tratos.
José Ferreira, presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, afirmou ser necessária a criação de um espaço adequado para deixar os animais para descansar, pastar e até pernoitar. “Um local específico para os animais é importante para que eles não fiquem sujeitos a ações de marginais, nem ofereçam riscos de acidentes à população”, explicou.
Ana Cristina, filha de José Ferreira, ao ver a luta do pai e o sofrimento dos bichos por mais de quarenta anos, criou um novo modelo de carroça. O projeto, que será encaminhado à Prefeitura de Teresina, envolve molas de colchão e madeira apreendida cedida pelo IBAMA, proporcionando um veículo mais leve, que cause menos danos à saúde do animal.
O presidente da Associação aproveitou para divulgar a I Carroçada, que será realizada no dia 1° de junho, em homenagem ao Dia do Carroceiro, reunindo trabalhadores de diversos bairros da cidade.
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |