Fechar
GP1

Piauí

Pronatec Brasil Sem Miséria oferece mais de 8 mil vagas no estado do Piauí este ano

Candidatos aos cursos devem procurar Cras mais próximo de sua residência para poder participar. No Brasil, são 790 mil vagas.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece este ano 8.127 vagas para atender à população de 19 municípios no estado do Piauí. Em todo o país, foram abertas 790 mil vagas para pessoas em situação de miséria. Com isso, a oferta passará de 1 milhão – no ano passado, o programa teve mais de 266 mil inscritos.

Para participar dos cursos oferecidos, o candidato deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência. Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller, o trabalho dos municípios é fundamental para que as pessoas extremamente pobres tenham acesso aos cursos. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização desse público para acessar as vagas.”

Além da mobilização, a assistência social é responsável pela articulação entre o Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc e Senar, entre outros), escolas técnicas e empresários para definir os postos de trabalho disponíveis no município. “Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades especificas de emprego em cada um. Antes do Pronatec, as peculiaridades locais sequer eram identificadas por programas de governo.”

O novo olhar do governo federal, reforça Müller, garante os bons resultados do programa. Isso permite identificar as necessidades e oportunidades de trabalho em cada município. “Com o Brasil Sem Miséria, passamos a olhar localmente a demanda de mão de obra e conseguimos detectar possibilidades de inclusão produtiva das pessoas nesses mercados específicos. Para tanto, é preciso oferecer capacitação profissional para que elas estejam preparadas para preencher as vagas.”

As prefeituras podem aderir ao programa a qualquer momento. A partir de março, técnicos do MDS visitam os municípios levando orientação para a execução do Pronatec Brasil Sem Miséria. De acordo com Müller, a cada trimestre o governo fará um processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais. Isso pode resultar na abertura de mais vagas.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.