Fechar
GP1

Piauí

Tarifa Social gera descontos de até 65% na tarifa de energia para quase 400 mil famílias piauienses

Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, esse número representa cerca de 35% do total de 1,07 milhões de consumidores.

No Piauí, 377 mil famílias são beneficiadas com a tarifa social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos — que variam de 10 a 65% — na tarifa de energia, dependendo da faixa de consumo. Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, esse número representa cerca de 35% do total de 1,07 milhões de consumidores.

A gerente do Departamento Comercial da Eletrobras Piauí, Júlia Pessoa, disse que a Distribuidora faz um trabalho de conscientização com os prefeitos, Governo e com a própria comunidade no intuito de divulgar o que é a tarifa social e incentivar que as pessoas se cadastrem.

“Temos todo interesse em cadastrar esses consumidores de baixa renda na tarifa social, para isso buscamos o apoio das prefeituras que são detentoras dos cadastros do Bolsa Família e, também, do Governo do Estado para que eles nos ajudem nessa divulgação”, complementou.
No Brasil, já são mais de 12 milhões de famílias que recebem o desconto. Para isso é preciso que o responsável pela conta de energia esteja inscrito no Programa Bolsa Família,e que no caso de idosos ou deficientes que estejam inscrito no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). O benefício também é estendido a indígenas e quilombolas, que devem apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social).

Em 2013, a Eletrobras Piauí incluiu mais 6.200 famílias na Tarifa Social. O município de Teresina é o que tem o maior número de cadastros, mas a Distribuidora estima que cerca de 43% das famílias na capital que recebem o Bolsa Família ainda não são beneficiadas. Júlia Pessoa explica que o percentual de clientes que possuem benefícios sociais e ainda não estão cadastrados como baixa renda na Eletrobras Piauí é considerado elevado.

“Alguns municípios têm cerca de 70% de famílias que poderiam ter a Tarifa Social, mas ainda não se cadastraram na Eletrobras Piauí. O desconto é de acordo com a faixa de consumo, uma pessoa que consome até 30kWh tem 65% de desconto na tarifa, de 31 a 100kWh tem até 40% e de 101 a 220kWh recebe 10%. Nossas equipes dos postos de atendimento estão orientadas a consultar o cliente se ele tem algum benefício social, e se tiver, viabilizar o cadastro ”, explica.

Em 2014, a Distribuidora vai ampliar as ações de divulgação da Tarifa Social em todo o Piauí. Será feito um trabalho para cruzar automaticamente as informações dos cadastros das Prefeituras com o da Eletrobras Piauí e os programas como Agente Eletrobras, Parceria com a Cozinha Sesi e o Eletrobras nos Bairros irão trabalhar de forma intensa a divulgação da Tarifa Social para orientar as famílias sobre o benefício.

“Muitas vezes o titular da fatura que consta no nosso banco de dados não é o titular do benefício social, nesse caso, nossa orientação é que a família solicite a transferência da titularidade da conta de energia na Eletrobras para o nome do beneficiado pelo Bolsa Família, assim, ele terá direito a Tarifa Social”, conclui Júlia Pessoa.

Fazendo uma conta simples, uma família de baixa renda que recebe o Bolsa Família ou o BPC e paga R$60,00 por mês na conta de energia, se passar a receber a Tarifa Social terá uma conta no valor de R$ 38,65.

Como se cadastrar

O consumidor deve ser o titular da conta de energia, procurar um posto de atendimento da Eletrobras Piauí levando originais e cópias do CPF, RG, o cartão do Bolsa Família com o NIS ou NB (número do benefício – no caso de beneficiários do BPC

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.