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Departamento Estadual de Trânsito ganhou novos postos e descentralizou atendimento em 2013

Para 2014, já estão em fase de confecção de projetos ou licitação ações como: interligação dos postos do Detran-PI por fibra ótica, melhoria da infraestrutura elétrica e lógica da sede do órg

O ano de 2013 foi marcado por diversas melhorias que beneficiaram usuários e também servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). Somente para a aquisição de equipamentos e licenciamento de softwares dos sistemas informatizados do órgão foram aplicados R$ 4,5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. Com isso os sistemas de informática do Detran foram totalmente modernizados, o que resultou em maior eficiência dos serviços oferecidos pelo órgão. Sem oscilação dos sistemas e com conexão de dados mais velozes, o atendimento ao público está mais ágil.

Os usuários também foram beneficiados com a redução dos valores das taxas cobradas pelo Detran. Foram 58 taxas que tiveram seus valores reduzidos. A maior redução foi na “Regravação de Chassi” que chegou a 60%, passando de R$201,60 para R$79,20. Outros tributos como renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e transferência de propriedade de veículo também ficaram mais baratas. Também foram reduzidas as taxas de “Renovação de Licenciamento Anual” (de R$ 213,60 para R$ 110,40) e “Transferência de Propriedade para Revendedores” (de R$ 213,60 para R$ 36,00).

Plano de Cargos e Salários para a categoria

Outro avanço de 2013 foi para os servidores do órgão que conquistaram seu Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. A Lei nº 6.470, de 19 de dezembro de 2013, beneficia todos os servidores que desenvolvem atividades de fiscalização e educação de trânsito, incluindo os vistoriadores, fiscais de Centro de Formação de Condutores e os integrantes das bancas examinadoras. O plano se aplica a todos os servidores que tenham exercido pelo período mínimo de seis meses as referidas atividades ou que ainda as exerçam.

Novos postos

O Detran também reformou e modernizou cerca de 90% de todas as Ciretrans do Estado. Hoje são 40 postos de atendimento no interior que descentralizam o atendimento ao usuário. Para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação foi criada uma Comissão Volante da Banca Examinadora que passou a realizar provas de direção veicular nos municípios que possuem Ciretrans. Evitando assim que o usuário precise se descolar até Teresina para realizar as provas.

Em Teresina, o Detran ganhou um novo posto de atendimento no Dirceu, o posto CN Motos e ampliou o horário de atendimento dos postos para às 18h, com exceção da sede, que mantém seu funcionamento das 8h às 13h.

“Este foi um ano de muitas conquistas para o Detran. Nosso atendimento está mais descentralizado, não há mais problemas no sistema. O que faz com que o usuário leve cada vez menos tempo para resolver seus problemas no Detran. A redução no valor das taxas e a criação do Plano de Cargo, Carreiras e Vencimentos também foram outras conquistas muito importantes”, destaca o diretor-geral do Detran, Jose Antonio Vasconcelos.

Metas para 2014

Para 2014, já estão em fase de confecção de projetos ou licitação ações como: interligação dos postos do Detran-PI por fibra ótica, o que exclui a utilização de link de internet; melhoria da infraestrutura elétrica e lógica da sede do órgão; aquisição de novos equipamentos de informática (computadores e nobreaks) também para o edifício-sede.

Três novos postos também serão inaugurados no início do ano: um em Parnaíba, outro em Cocal do Piauí e o terceiro em Teresina no Shopping da Cidade. Também devem ganhar melhorias as Ciretrans de Barro Duro, Água Branca, Campo Maior e Guadalupe.

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