Fechar
GP1

Piauí

Secretário Átila Lira comenta reconhecimento internacional dos avanços na educação do Piauí

Os índices colocam o Piauí em 11º lugar, no contexto de 27 estados participantes da avaliação, sendo o segundo com maior crescimento do Nordeste.

O secretário de Educação do Estado, e deputado federal licenciado, Átila Lira (PSB), durante entrevista ao GP1, comentou os avanços alcançados na área e reconhecidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Diante do resultado geral do Pisa 2012, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep), o Piauí cresceu mais que a média nacional, aumentando em quase 30 pontos, a nota em relação a avaliação anterior.
Imagem: Francyelle Elias/ GP1 Secretário Átila Lira(Imagem: Francyelle Elias/ GP1 )Secretário Átila Lira

Os índices colocam o Piauí em 11º lugar, no contexto de 27 estados participantes da avaliação, sendo o segundo com maior crescimento do Nordeste. As disciplinas de matemática, ciência e leitura são usadas como parâmetros nas avaliações.

GP1: Qual seria o método para essa boa avaliação?

Átila Lira: São os trabalhos dos professores, das escolas e dos programas implantados pelo Governo de Wilson Martins. O estado vem trabalhando várias políticas de educação, como o Mais Educação - com ampliação de jornada - a Escola em Tempo Integral e um ensino médio inovador. As escolas estão preocupadas com o Ideb que, aliás, fica fixado na porta das escolas. A formação de professores junto com Ufpi, Uespi e Ifpi, tudo fomenta a educação do nosso estado.

GP1: Como são trabalhadas as escolas em tempo integral?

Átila Lira: Temos as escolas de tempo integral com a jornada de 9 horas, que é universal e abrange todas as outras. Temos ainda a de tempo integral de 7 horas que é destinada aos alunos mais frágeis, que precisam de atenção diferenciada. No geral, teremos 41 escolas com jornada ampliada e mais 30 serão concluídas, somando 71. Já para as de 7 horas, são 230 instituições de ensino. Temos um ensino médio inovador onde se trabalha a gestão da escola do ponto de vista administrativo, mantendo uma boa relação com a comunidade.

GP1: Como é feita a seleção dos alunos que recebem bolsas como ajuda de custo?

Átila Lira: Foi criado o programa onde 40 cidades pobres e com menor IDH recebem do Estado uma bolsa no valor anual de R$ 500 reais. Outras políticas de ensino motivam os alunos, como as olimpíadas que não são só de matemática. Elas foram iniciadas em Cocal dos Alves com o professor Amaral e se disseminaram para mais 15 cidades do Estado. Temos ainda as olimpíadas de português, artes, histórias, enfim, várias outras disciplinas. Nas últimas olimpíadas de matemática tivemos o melhor resultado da história. Temos ainda o intercâmbio escolar, outro grande motivador de nossa educação, onde os alunos têm a oportunidade de, manter contato com outras culturas.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.