Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarA empresária e médica Tereza do Carmo, da Trapos e Fiapos, é uma das personagens retratadas no livro
Acontece até o dia 29 deste mês, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae em Teresina, a exposição Transformando Vidas – Sebrae, que se traduz numa homenagem aos personagens retratados no livro de mesmo título, os quais representam todos os empreendedores piauienses que investiram no sonho de ter um negócio e trabalham para o engrandecimento do Estado.O livro retrata em imagens o resultado da força de vontade de empreendedores, que com o apoio do Sebrae e por meio de qualificação, conseguiram transformar suas vidas e construir histórias de sucesso. A jornalista Dina Magalhães e a fotógrafa Melissa Christofoletti são as autoras da publicação.
“Com uma atuação cada vez mais ampla e aprimorada, o Sebrae no Piauí desenvolve ações que incentivam a qualificação da gestão empresarial, orientação ao crédito, acesso a mercados, empreendedorismo, inovação e tecnologia, além de políticas públicas. Buscamos sempre contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios e resgate da cidadania dos empreendedores”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Rocha acrescenta que o livro trata exatamente de pessoas que decidiram investir no sonho de ter um negócio e trabalham para que o Piauí esteja cada vez mais inserido entre os destaques da nossa federação.
Transformando Vidas – Sebrae evidencia as histórias de sucesso de empreendedores do agronegócio, do artesanato, do turismo, gastronomia, comércio e serviços, confecção, tecnologia da informação, entre outros segmentos.
A empresária e médica Tereza do Carmo, da Trapos e Fiapos, é uma das personagens do livro. A empresa Trapos e Fiapos surgiu no ano 1984, quando Tereza identificou a oportunidade de aproveitar as potencialidades da Comunidade Santa Rita, localizada na zona rural de Teresina, e resgatar a técnica da tecelagem.
De acordo com a empresária, cerca de 20 famílias da comunidade atuam no segmento de tecelagem. “Quando iniciamos esse trabalho percebemos que era muito rentável para todos. Conseguimos resgatar a tecelagem na comunidade”, destaca Tereza.
Sobre o Sebrae a empreendedora revela que foi descoberta pela instituição. “Quando entrei em contato com o Sebrae tive a oportunidade de participar de feiras internacionais, que me deram novas idéias; e de cursos e consultorias que me auxiliaram no desenvolvimento do empreendimento”, afirma.
Outra ação do Sebrae junto à empresa foi a oferta do Programa Sebrae Mais. A empreendedora participou de soluções como o Gestão da Inovação, Estratégias Empresariais e Empretec.
Os tapetes e peças produzidas na Trapos e Fiapo já foram destaque em diversos eventos, a exemplo da Piauí Sampa, mostra realizada pelo Sebrae no Piauí, que destaca as potencialidades de segmentos como agronegócios, indústria, artesanato, comércio e serviços do Estado em São Paulo.
“Estamos sempre aprimorando nossa produção e isso reflete no nosso faturamento. Hoje investimos em marketing e consultorias especializadas”, acrescenta Tereza.
Outra empreendedora que é retratada no livro é Helena Carreiro Varão, proprietária da Helena Salgados, empresa que nasceu há 15 anos. Com garra, determinação e ousadia empreendedora, ela começou seu negócio vendendo salgados de porta em porta. Com o tempo, começou a receber encomendas e a demanda foi aumentando. Helena sempre está investindo em capacitação.
“Com o Sebrae adquiri muita informação e conhecimento que contribuem fortemente para a evolução do meu empreendimento”, afirma.
A empresária destaca que um dos cursos que ela mais gostou foi o Empretec, que é um seminário vivencial, cujo objetivo é incentivar o comportamento empreendedor nos participantes, fazendo com que essas pessoas revejam conceitos e atitudes.
Em outubro, a exposição Transformando Vidas – Sebrae funcionou no Teresina Shopping paralela à Mostra Casa Piauí Design. Com a presença das autoras, Dina Magalhães e Melissa Christofoletti, foi promovida uma noite de autógrafos para visitantes e convidados. A publicação também já foi apresentada em São Paulo, durante a Mostra Piauí Sampa.
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |