Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público Federal do Piauí participa da Campanha Novembro Dourado

"Campanha dessa natureza tem a relevante missão de despertar a sociedade para a necessidade de buscar saídas e soluções para essa grave doença", declarou o procurado-chefe Antônio Cavalcante.

O Ministério Público Federal no Estado do Piauí recebeu hoje (27), a visita de uma representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) e de uma criança assistida pelo Lar de Maria, para divulgação da campanha Novembro Dourado, referendando o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, 23 de novembro, instituído pela Lei nº 11.650/2008.

Na ocasião, o procurador-chefe da unidade do MPF/PI, Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior e o procurador da República Tranvanvan Feitosa receberam o material informativo com dicas preventivas no combate do câncer infanto-juvenil e um laço dourado, símbolo da campanha.

Imagem: ReproduçãoOs procuradores da República, com a voluntária da RFCC e Maria Eduarda(Imagem:Reprodução)Os procuradores da República, com a voluntária da RFCC e Maria Eduarda

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que cerca de 11 mil novos casos são registrados por ano no Brasil entre crianças e adolescentes de um a 19 anos. A Campanha Novembro Dourado é idealizada pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

Para a voluntária Francisca Tupinambá, a campanha Novembro Dourado é voltada para chamar atenção da sociedade para os sintomas da doença e o diagnóstico precoce, mas em especial pedir a ajuda ao poder público, para o acesso à saúde com menos burocracia. “Pedimos às autoridades, uma solução definitiva para que as pessoas com câncer possam realizar seu tratamento em qualquer lugar do país, sem ter que recorrer à Justiça, toda vez que precisar de atendimento”, ressaltou a voluntária.

O MPF/PI tem buscado meios de solucionar os casos que chegam a seu conhecimento, quanto à questão do atendimento a pacientes do SUS, seja do Piauí em outros estados e vice-versa, visto que já tramita desde 2008, ação civil pública de autoria do procurador da República, Tranvanvan Feitosa. “A campanha de combate ao câncer infanto juvenil é fundamental para a mobilização da sociedade civil e dos agentes governamentais para efetivar a proteção das nossas crianças. São atitudes dessa natureza que ajudam a salvaguardar os direitos das crianças deste país, especialmente o direito à saúde digna”.

Ao final da visita, os procuradores da República reafirmaram o compromisso do Ministério Público Federal em buscar meios de solucionar a questão. Para o procurador-chefe, Antônio Cavalcante Júnior, “campanha dessa natureza tem a relevante missão de despertar a sociedade para a necessidade de buscar saídas e soluções para essa grave doença que tem atormentado as nossas crianças, a semente do nosso futuro”, destacou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.