Fechar
GP1

Piauí

Ministro da Educação Aloizio Mercadante sinaliza novos campi da UFPI no Piauí

O Ministro acatou o pedido dos parlamentares piauienses e afirmou que o MEC vai realizar uma análise do estudo técnico entregue pelo reitor José de Arimateia.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu em audiência ontem (12), em Brasília, o deputado federal Marllos Sampaio, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José de Arimateia e o Vice-governador, Jose Filho.

Na pauta da audiência a implantação dos campi da Universidade Federal do Piauí nos municípios de Esperantina e Oeiras. A instituição já fez um estudo técnico de viabilidade para a implantação de seis cursos em cada município. Para Esperantina, foram aprovados os projetos pedagógicos para Direito, Educação Física, Serviço Social, Ciências Contábeis, Música e Nutrição, com uma oferta de 360 vagas por ano.

O deputado federal Marllos Sampaio vai destinar sua emenda de bancada para o orçamento da UFPI, após o estudo da área técnica do Ministério.

Imagem: ReproduçãoMinistro da Educação Aloizio Mercadante sinaliza novos campi da UFPI no Piauí(Imagem:Reprodução)Ministro da Educação Aloizio Mercadante sinaliza novos campi da UFPI no Piauí

“Esse campus é muito esperado pelos esperantinenses e moradores de toda a região dos cocais. Entregamos hoje ao Ministro um abaixo-assinado com aproximadamente duzentos metros de assinaturas e cartas de alunos solicitando os cursos da Universidade Federal, vamos contribuir com o apoio político e também com minha emenda de bancada,” afirmou o parlamentar.

O Ministro acatou o pedido dos parlamentares piauienses e afirmou que o MEC vai realizar uma análise do estudo técnico entregue pelo reitor José de Arimateia. A expectativa é que os campi sejam viabilizados até 2016. “Agora vamos fazer o trabalho técnico e político, é preciso colocar recursos no orçamento do Ministério,” disse.

O deputado Themístocles Filho, defende que a cidade de Esperantina deve ganhar o campus por estar posicionada em local estratégico, no centro da distância dos campi de Teresina e Parnaíba. “É importante levar ensino superior de qualidade a mais municípios piauienses e um campus em Esperantina vai possibilitar a qualificação de milhares de estudantes que hoje são obrigados a se deslocarem por grandes distâncias,” afirmou o presidente do Legislativo.

Também participaram da audiência os parlamentares Mauro Tapety (PMDB), Hélio Isaías (PTB), Jesus Rodrigues (PT), Paes Landim (PTB),Marcelo Castro (PMDB), o senador João Vicente Claudino(PTB) e o prefeito de Esperantina Lourival Bezerra.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.