Fechar
GP1

Piauí

Sebrae realiza mais uma edição do Fomenta no auditório da Fiepi em Teresina

O encontro aconteceu dentro da programação da Feira dos Municípios, evento que foi encerrado (09) na capital.

O tema Compras Governamentais foi bastante discutido na noite da última sexta-feira (08) durante o Fomenta, encontro realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi, na zona sul de Teresina.

O encontro aconteceu dentro da programação da Feira dos Municípios, evento que foi encerrado (09) na capital, sendo uma iniciativa da Associação Piauiense de Municípios, APPM; em parceria com o Sebrae no Piauí, Fiepi e Governo do Estado.

“Durante o Fomenta foram discutidas alternativas para o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios. A ideia era sensibilizar gestores e empresários para a importância de um trabalho integrado para fazer valer os princípios da Lei Geral, nos quais se destaca a participação dos empreendimentos de pequeno porte nas compras públicas”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, o governo comprar dos pequenos negócios locais é uma forma de retroalimentar a economia, fortalecendo a gestão pública e o avanço das pequenas cidades.

Um painel foi realizado durante o evento com a participação do técnico do Ministério do Planejamento, Rafael Luz de Lima; da consultora de Compras Governamentais do Sebrae Nacional, Maria Aparecida Vidal; e do analista do Sebrae Nacional, Robson Schimidt.

O técnico do Ministério do Planejamento, Rafael Luz de Lima, falou sobre Política de Uso do Poder de Compras para o Desenvolvimento. Lima disse que regulamentar a Lei Geral é benéfico para governos, empresários e população. “Valorizando as empresas locais, fortalecemos o mercado interno, promovendo desenvolvimento, geração de emprego e renda, e eliminando a pobreza extrema”, disse.

Já a consultora de Compras Governamentais do Sebrae Nacional, Maria Aparecida Vidal, convidou os presentes a refletir sobre o que estão fazendo pelos pequenos negócios. “Sebrae e parceiros estão em movimento para fazer a Lei Geral acontecer. E os empresários e gestores precisam se engajar nessa luta. Aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento local”, destacou Maria Aparecida.

A Importância das Compras Públicas para o Desenvolvimento Territorial foi o assunto abordado pelo analista do Sebrae Nacional, Robson Schimidt. Schimidt falou sobre as oportunidades para as micro e pequenas empresas no setor público, ressaltando a importância do envolvimento de todos para que as coisas possam acontecer e o país avançar. “Se o governo compra da pequena empresa, ela tem mais chances de crescer, se tornar média, depois grande, gerar mais emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, comentou o analista.

Após o painel, foi realizada uma homenagem aos prefeitos piauienses que implementaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, fazendo valer os direitos dos pequenos negócios. Foram agraciados 40 gestores, de cidades de norte a sul do Estado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.