Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarQualidade e beleza dos bordados da Cooperativa Lili Escórcio rendeu à entidade o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato
Oito unidades produtivas do Piauí foram contempladas com o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. São elas: Ateliê de Prata de Pedro II, Associação de Artesãos de Castelo do Piauí, Associação dos Tecelões do Dirceu – Sol a Fio, Cooperativa das Bordadeiras Lili Escórcio, Cooperativa de Artesãos do Poti Velho, Cooperativa dos Artesãos de Campo Maior, Cerâmica Serra da Capivara e Opalas Pedro II.Como parte da premiação, os artesãos participarão de encontro de negócios e de mostra aberta ao público. A premiação acontecerá no dia 4 de setembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Para a presidente da Cooperativa das Bordadeiras Lili Escórcio, Ana Lúcia Carvalho, o empenho de todos os cooperados foi fator importante para a vitória da entidade, que fica em Buriti dos Lopes, cidade a 281 quilômetros de Teresina.
“A qualidade e a beleza dos nossos bordados, o engajamento de todos os cooperados e as boas práticas realizadas na cooperativa são os fatores que explicam o sucesso do nosso artesanato”, afirma Ana Lúcia. Para o evento no Rio de Janeiro a entidade levará alguns peças como toalhas de lavabo, toalhas de mesa e roupas.
Os vencedores desta edição poderão usar o selo do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 3ª edição até dezembro de 2014. Também será produzido um catálogo com peças selecionadas entregue a compradores nacionais e internacionais. O objetivo é contribuir para abertura de mercado, gerando impulso nas vendas e dando visibilidade aos produtos artesanais brasileiros.
Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.
Qualificação
Para a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, o resultado positivo das unidades produtivas se deve à busca constante por qualificação por parte dos artesãos, além do espírito de equipe que impera nas entidades.
“A premiação das unidades produtivas mostra que o artesanato piauiense tem alto valor agregado e que o segmento está cada vez mais forte”, destaca Rosa.O Sebrae quer dar visibilidade às unidades premiadas no Top 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014.
Top 100
O objetivo do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato é identificar as melhores práticas de artesanato do Brasil, e valorizar e abrir mercados para a produção artesanal do país. Concorreram nesta edição Empreendedores Individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, além de associações e cooperativas.
A avaliação leva em consideração a qualidade estética, o valor cultural, produção e comercialização do produto. Outros critérios são a adequação ambiental e econômica, qualidade e responsabilidade social, grau de inovação, embalagem e gestão estratégica.
Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Da fase final participaram 180 unidades produtivas de artesanato. A seleção dos cem premiados foi concluída no dia 17 de maio, durante reunião de um júri formado por especialistas em Design, Comércio Justo, Artesanato, além de representantes da imprensa e do Ministério da Cultura. Este critério tem o objetivo de analisar o modo como a unidade planeja suas atividades e, consequentemente, seu compromisso e visão de futuro.
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |