O ministro da Educação, Aluísio Mercadante, informou ao deputado Assis Carvalho (PT/PI) e ao vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que já destinou recursos para contratação de professores e adequação de estrutura física para que o curso de Medicina seja implantado no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba.
A informação foi dada durante reunião do ministro com o deputado e o vice-prefeito, nesta semana, em Brasília. Em junho, o ministro já havia comunicado ao deputado a autorização para criação do curso. Ao todo, o MEC autorizou 140 vagas para cursos de Medicina em Parnaíba, sendo 80 vagas na UFPI e 60 para concorrência por universidades particulares.
"Essa é uma importante conquista obtida por um esforço conjunto, onde destaco o empenho dos técnicos da UFPI que elaboraram o projeto que viabilizaram a instalação do curso", elogiou o deputado Assis.
O anúncio de abertura do curso de Medicina da UFPI foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em dezembro de 2011, quando recebeu o título de cidadão parnaibano. Em maio, o reitor da UFPI Luiz Júnior protocolou no MEC ofício conjunto assinado por ele, Wellington Dias e o deputado Assis, reiterando o pedido de recursos para que a Universidade pudesse construir e equipar as instalações para o funcionamento do curso nos campi de Parnaíba e Picos.
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton, e o vice, Florentino Neto, solicitaram ao deputado Assis Carvalho e ao senador Wellington Dias que pedissem ao ministro agilidade no processo para o funcionamento do curso no município, que fica no norte do Estado e é referência em saúde na região que inclui parte do Piauí, Maranhão e Ceará.
Em maio deste ano, o deputado Assis e o senador Wellington estiveram reunidos com o ministro Mercadante para reforçar a solicitação. Em junho, o Ministério da Educação autorizou a criação do curso.
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Ver todos os comentários | 0 |