O governador Wilson Martins, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl, o secretário da Educação, Átila Lira, e 150 prefeitos de municípios piauienses assinam, nesta quarta-feira (23), a partir das 11h, no Palácio de Karnak, o Compromisso pela Alfabetização de Crianças.
Mais de 40 mil crianças serão acompanhadas pelo programa Palavra de Criança, que colocará em prática as metas do Compromisso. Com a implantação do programa, o Piauí sai na frente nos esforços para alfabetizar todas as crianças do Estado na idade certa. Um passo grandioso para a melhoria da qualidade educacional do Estado.
O Piauí, apesar de ser o estado com maior índice de crianças na escola, média de 94%, segundo a ONG Todos pela Educação, ainda tem índices como distorção idade/série que preocupam. Segundo dados do Inep (2010), 21% de crianças, entre 6 e 8 anos, encontram-se com nível de alfabetização incompatível para a idade e o ano que estuda.
"O Compromisso do Piauí pela Alfabetização na idade certa se apresenta diante do Programa Palavra de Criança, que atende mais da metade dos municípios piauienses, ressaltando o esforço do Governo do Estado em colaborar com os municípios, no sentido de fortalecer o ciclo da infância", destacou o secretário da Educação, Atila Lira.
Segundo ele, o programa ira priorizar que pelo menos 70% das crianças sejam alfabetizadas na idade certa, em consonância com o Plano Nacional da Educação (PNE). "O Programa tem como objetivo principal a alfabetização e o letramento de aproximadamente 40.000 crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, consolidando o direito de aprender a ler e escrever e a responsabilização da família e escola pela garantia deste direito".
Para a superintendente de Ensino, da Seduc, Joara Ribeiro, as parcerias são fundamentais para a melhoria de todos os índices educacionais do Estado e dos municípios. “Os 150 municípios terão 300 profissionais capacitados e contarão com assessoramento técnico da Seduc, Unicef, do Instituto ProBem e da Universidade Federal do Ceará. As Prefeituras de Teresina e Sobral, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI), a Mont Blanc e a Faber-Castell também os parceiros na iniciativa”, explica.
Compromisso pela Alfabetização de Crianças
A princípio foram contemplados com o Programa municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para os representantes do Unicef, o “fracasso” na escola tem a ver com o não domínio da leitura e escrita. “Esta é uma ação pioneira, que teve início no Estado do Ceará alcançando bons resultados. Lá, o índice de distorção caiu de 52% para 20% e pretendemos fazer o mesmo no Piauí. O Ministério da Educação ainda levará o programa a 170 grandes cidades do Brasil através do Programa Nacional de alfabetização na Idade Certa (Pnaic), inspirado no Palavra de Criança”, destacou Rui Aguiar, gestor de programas do Unicef.
O Compromisso pela Alfabetização de Crianças prevê o esforço conjunto e coordenado do Governo do Piauí, dos municípios participantes e do Unicef em torno do alcance de oito resultados relacionados à garantia do direito de aprender e ao cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação (Toda criança alfabetizada aos oito anos de idade), atualmente em processo de aprovação no Congresso Nacional Brasileiro. Os resultados esperados são:
1. Acesso de cada criança ao ensino fundamental aos seis anos de idade;
2. Todas as turmas dos três anos iniciais do ensino fundamental cumprindo 200 dias e 800 horas letivas anuais;
3. Todas as crianças frequentando a escola por 200 dias e 800 horas letivas anuais;
4. Todas as Secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações de
alfabetização;
5. Toda escola promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças;
6. Todas as crianças matriculadas no 2º e 3º anos do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao seu nível de alfabetização.
7. Todos os professores e professoras dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento
individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma;
8. Pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado à sua idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
Mais de 40 mil crianças serão acompanhadas pelo programa Palavra de Criança, que colocará em prática as metas do Compromisso. Com a implantação do programa, o Piauí sai na frente nos esforços para alfabetizar todas as crianças do Estado na idade certa. Um passo grandioso para a melhoria da qualidade educacional do Estado.
O Piauí, apesar de ser o estado com maior índice de crianças na escola, média de 94%, segundo a ONG Todos pela Educação, ainda tem índices como distorção idade/série que preocupam. Segundo dados do Inep (2010), 21% de crianças, entre 6 e 8 anos, encontram-se com nível de alfabetização incompatível para a idade e o ano que estuda.
"O Compromisso do Piauí pela Alfabetização na idade certa se apresenta diante do Programa Palavra de Criança, que atende mais da metade dos municípios piauienses, ressaltando o esforço do Governo do Estado em colaborar com os municípios, no sentido de fortalecer o ciclo da infância", destacou o secretário da Educação, Atila Lira.
Segundo ele, o programa ira priorizar que pelo menos 70% das crianças sejam alfabetizadas na idade certa, em consonância com o Plano Nacional da Educação (PNE). "O Programa tem como objetivo principal a alfabetização e o letramento de aproximadamente 40.000 crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, consolidando o direito de aprender a ler e escrever e a responsabilização da família e escola pela garantia deste direito".
Para a superintendente de Ensino, da Seduc, Joara Ribeiro, as parcerias são fundamentais para a melhoria de todos os índices educacionais do Estado e dos municípios. “Os 150 municípios terão 300 profissionais capacitados e contarão com assessoramento técnico da Seduc, Unicef, do Instituto ProBem e da Universidade Federal do Ceará. As Prefeituras de Teresina e Sobral, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI), a Mont Blanc e a Faber-Castell também os parceiros na iniciativa”, explica.
Compromisso pela Alfabetização de Crianças
A princípio foram contemplados com o Programa municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para os representantes do Unicef, o “fracasso” na escola tem a ver com o não domínio da leitura e escrita. “Esta é uma ação pioneira, que teve início no Estado do Ceará alcançando bons resultados. Lá, o índice de distorção caiu de 52% para 20% e pretendemos fazer o mesmo no Piauí. O Ministério da Educação ainda levará o programa a 170 grandes cidades do Brasil através do Programa Nacional de alfabetização na Idade Certa (Pnaic), inspirado no Palavra de Criança”, destacou Rui Aguiar, gestor de programas do Unicef.
O Compromisso pela Alfabetização de Crianças prevê o esforço conjunto e coordenado do Governo do Piauí, dos municípios participantes e do Unicef em torno do alcance de oito resultados relacionados à garantia do direito de aprender e ao cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação (Toda criança alfabetizada aos oito anos de idade), atualmente em processo de aprovação no Congresso Nacional Brasileiro. Os resultados esperados são:
1. Acesso de cada criança ao ensino fundamental aos seis anos de idade;
2. Todas as turmas dos três anos iniciais do ensino fundamental cumprindo 200 dias e 800 horas letivas anuais;
3. Todas as crianças frequentando a escola por 200 dias e 800 horas letivas anuais;
4. Todas as Secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações de
alfabetização;
5. Toda escola promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças;
6. Todas as crianças matriculadas no 2º e 3º anos do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao seu nível de alfabetização.
7. Todos os professores e professoras dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento
individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma;
8. Pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado à sua idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
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