Fechar
GP1

Piauí

Deputado Paes Landim relembra os 50 anos de sua formatura em Direito

O parlamentar piauiense formou-se pela Faculdade Nacional de Direito na extinta Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

O deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB-PI), conhecido apenas como Paes Landim, relembrou os 50 anos de sua formatura na Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao final de 2011, houve a comemoração de sua turma pelos 50 anos de formatura, momento em que esteve presente. Paes Landim lembrou que a Faculdade Nacional de Direito surgiu efetivamente em 1920, com a fusão das duas escolas livres de Direito, criadas no Rio de Janeiro. “Mas a data histórica da criação seria de 1891, razão por que, em 1941, o professor Santiago Dantas, o mais jovem professor de Direito Civil do Brasil, fez um discurso magistral por ocasião dos 50 anos da instituição”, relatou.

De acordo com o deputado federal, a Faculdade Nacional de Direito foi um marco histórico da ciência jurídica do Brasil. “Os grandes professores de Direito, os grandes juristas, os grandes ministros da Suprema Corte por lá passaram”, ressaltou. Paes Landim explicou que até os anos 60 a Faculdade Nacional de Direito foi o centro por excelência do ensino jurídico no Brasil.

Imagem: DivulgaçãoDeputado federal Paes Landim(Imagem:Divulgação)Deputado federal Paes Landim

José Francisco Paes Landim lembrou que a instituição começou a entrar em declínio após o regime autoritário de 1964 e a troca do nome Faculdade Nacional de Direito e Universidade do Brasil para Universidade Federal do Rio de Janeiro foi quando“São Paulo assumiu a liderança da excelência do ensino jurídico no País”. Na comemoração, José Francisco homenageou alguns de seus professores, como, por exemplo, Pedro Calmon, constitucionalista, historiador e ministro da Educação e da Saúde do Governo Eurico Gaspar Dutra; Haroldo Valadão, professor de Direito Internacional Privado, procurador-geral da República e membro permanente da Corte de Arbitragem de Haia; Clóvis Paulo da Rocha, desembargador do Rio de Janeiro, professor de Direito Civil; entre outros.

O parlamentar é natural de São João do Piauí e já tem mais de 47 anos de carreira política. José Francisco Paes Landim começou como suplente de deputado estadual e prefeito do município de Socorro do Piauí, em 1962. Em 1984, elegeu-se deputado federal, cargo que mantem até os dias de hoje. Paes Landim é considerado ‘o cabeça’ de uma família que possui tradição política no estado.

* Com informações do Portal Pé de Figueira

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.