Inaugurado no último mês de agosto, o Centro Integrado de Reabilitação Móvel tem promovido uma maior acessibilidade através da descentralização do atendimento aos deficientes físicos. Composto por um micro-ônibus e um caminhão equipados para realizar os atendimentos no interior do Estado, a equipe, na primeira visita à região, tira as medidas dos pacientes para fabricação dos equipamentos. Em seguida, após os trâmites legais no Sistema Único de Saúde (SUS), as peças são produzidas na Oficina Ortopédica do Centro e, em uma segunda visita, entregues aos pacientes.
Cadeiras de rodas, muletas, andador, calçados para pés diabéticos (masculino e feminino), botas, coletes, ataduras gessadas, próteses e órteses, além de materiais informativos, são disponibilizados pela equipe multidisciplinar do Ceir durante as visitas, que devem percorrer um total de 38 municípios piauienses.
“A possibilidade de chegar até essas pessoas representa um benefício muito grande para elas, que por muitas vezes não adquiriam os produtos disponibilizados pelo Centro, justamente pela dificuldade de deslocar-se até a capital”, afirma Raquel Brito, coordenadora do projeto.
Também estão sendo programadas viagens para Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença. O atendimento será sediado nessas regiões, beneficiando os municípios circunvizinhos.
Ver todos os comentários | 0 |