Fechar
GP1

Piauí

Ceir Móvel supera expectativas e atende mais de 600 pessoas em Água Branca

Foram realizadas as medidas para confecção de cadeira de rodas, moldes para próteses, órteses, botas, coletes e demais produtos ortopédicos.

  Na primeira visita ao interior do Piauí, o Ceir Móvel superou todas as expectativas e atendeu cerca de 600 pessoas no município de Água Branca. A previsão inicial era que a unidade móvel do Ceir - Centro Integrado de Reabilitação – atendesse 300 pessoas da região. O novo serviço foi inaugurado na última terça-feira (02) e oportuniza o acesso da população do interior do Estado aos serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica do Centro e cumpriu seu primeiro ciclo de atividades na região do Médio Parnaíba entre os dias 1º e 03 de agosto.

A coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito, explica que o sucesso do projeto na região se deve, em grande parte, à grande mobilização feita pelo município de Água Branca para informar a população sobre os serviços que seriam oferecidos pelo projeto.

Além de Água Branca, oito municípios circunvizinhos foram contemplados pelo serviço. Cidades como Lagoinha, Agricolândia, Hugo Napoleão e Olho D’água tiveram presença expressiva, o que reafirma o compromisso de cada município com a promoção da saúde e reabilitação física da população.


Foram realizadas as medidas para confecção de cadeira de rodas, moldes para próteses, órteses, botas, coletes e demais produtos ortopédicos.

Outra grande surpresa foi a grande quantidade de pessoas com diabetes e que precisam de um calçado especial que agora é oferecido pelo Ceir. “Nós realizamos 284 procedimentos só para confecção de calçados para pé diabéticos”, enfatizou o coordenador da Oficina Ortopédica, Paulo André.  O pé diabético é uma das complicações crônicas que atingem os pacientes diabéticos. Acomete os membros inferiores. Entre 5 e 10% dos pacientes diabéticos são portadores de úlceras nos membros inferiores.

A terapeuta ocupacional Márcia Fonseca explica que foram feitos 137 atendimentos para solicitação de cadeira de rodas, sendo solicitado quase o dobro de produtos ortopédicos, já que a maioria dos pacientes que receberão a cadeira de rodas também receberá cadeira para banho.
O Ceir Móvel voltará ao município de Água Branca para entregar os equipamentos. A previsão inicial é que todos os produtos sejam fabricados em menos de dois meses.

A programação das outras regiões contempladas com o serviço nos próximos quatro meses será anunciada na próxima semana e obedecerá critérios da rede estadual de Saúde.

ATENDIMENTO

O Ceir Móvel disponibiliza cadeiras de rodas, muletas, andadores, calçados para pés diabéticos (masculino e feminino), botas, coletes, próteses, talas de lona, goteiras, ataduras gessadas e materiais informativos para os pacientes atendidos. Na primeira visita, os profissionais do Ceir tiram as medidas dos pacientes para fabricação dos equipamentos. Em seguida, após os trâmites legais na Secretaria de Saúde e Sistema Único de Saúde, o Ceir Móvel volta ao município para entregar as peças.

Além de Água Branca, o Ceir Móvel deve percorrer os municípios de Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Paulistana, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença. O atendimento será sediado nessas regiões, beneficiando os municípios circunvizinhos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.