O maior Hospital público do Estado, Hospital Getúlio Vargas, está se propondo a discutir as práticas de produção do Trabalho, com vistas a valorização do trabalhador da saúde e uma melhoria dos serviços e ações oferecidos. A discussão vai acontecer durante o I Fórum de Saúde e Trabalho à Luz da Política Nacional de Humanização, nos dias 29 a 31 de agosto. O evento, que acontecerá no auditório da instituição, terá a participação de funcionários e gestores; e é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em cumprimento às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).
Segundo o diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, as organizações de saúde devem ser espaços de produção de bens e serviços e de valorização do potencial inventivo dos atores desses serviços. "Como podemos melhorar o atendimento, humanizar a assistência, se os trabalhadores não estão motivados, valorizados", explicou Iglésias. Segundo ele, "o atendimento humanizado mehora o processo de relacionamento dos profissionais de saúde com os usuários e seus familiares,além de influenciar diretamente na recuperação dos pacientes internados", enfatiza.
A Política Nacional de Humanização foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS) desde o ano de 2003. As suas ações têm o objetivo de promover a universalidade, integralidade e principalmente a equidade no atendimento, que são principios básicos do Sistema Único de Saúde. O HGV tem trabalhado no sentido de priorizar o Acolhimento, como diretriz básica, com a implementação de dispositivos como melhoria da ambiência, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e gestão participativa.
Essas ações faz com que na prática sejam alcançados resultados concretos como redução de filas e do tempo de espera, atendimento acolhedor, garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde, dentre outros.
Segundo o diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, as organizações de saúde devem ser espaços de produção de bens e serviços e de valorização do potencial inventivo dos atores desses serviços. "Como podemos melhorar o atendimento, humanizar a assistência, se os trabalhadores não estão motivados, valorizados", explicou Iglésias. Segundo ele, "o atendimento humanizado mehora o processo de relacionamento dos profissionais de saúde com os usuários e seus familiares,além de influenciar diretamente na recuperação dos pacientes internados", enfatiza.
A Política Nacional de Humanização foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS) desde o ano de 2003. As suas ações têm o objetivo de promover a universalidade, integralidade e principalmente a equidade no atendimento, que são principios básicos do Sistema Único de Saúde. O HGV tem trabalhado no sentido de priorizar o Acolhimento, como diretriz básica, com a implementação de dispositivos como melhoria da ambiência, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e gestão participativa.
Essas ações faz com que na prática sejam alcançados resultados concretos como redução de filas e do tempo de espera, atendimento acolhedor, garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde, dentre outros.
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