Os municípios circunvizinhos de São João da Fronteira e São José do Divino também serão beneficiados pelos serviços da unidade. Os atendimentos serão realizados no Centro de Fisioterapia de Piracuruca.
O Ceir Móvel é composto por um micro-ônibus e um caminhão equipados para realizar os atendimentos no interior do Estado. O novo serviço oportuniza o acesso da população do interior aos serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação.
Na primeira visita à região, os profissionais do Ceir tiram as medidas dos pacientes para fabricação dos equipamentos. Em seguida, após os trâmites legais no Sistema Único de Saúde (SUS), as peças são produzidas na Oficina Ortopédica do Centro, para, em seguida, o Ceir Móvel voltar ao município para entregá-las aos pacientes.
O superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, explica que o objetivo do Ceir Móvel é evitar que as pessoas que já têm dificuldades de se locomover saiam de suas casas para receberem tratamento adequado na Oficina Ortopédica.
“Desde o início de suas atividades, o principal objetivo do Ceir é prevenir, tratar, educar, reabilitar e devolver qualidade de vida ao paciente, integrando-o à sociedade. Com o Ceir Móvel, a ampliação e a descentralização do atendimento aos deficientes físicos se tornam uma realidade”, enfatiza.
Na primeira etapa do projeto, 38 municípios serão beneficiados pela unidade móvel. A cidade de Água Branca foi a primeira a receber os serviços ortopédicos, na ocasião, mais de 600 pessoas foram atendidas durante os três dias, marca que superou as expectativas de atendimentos previstos.
Para Piracuruca a previsão não é diferente. A coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito, explica que são esperados cerca de 600 atendimentos na cidade. “Para um sucesso maior desse projeto é fundamental o empenho e a participação das prefeituras”, pontua.
Também estão sendo programadas viagens para os municípios de Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Paulistana, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença. O atendimento será sediado nessas regiões, beneficiando os municípios circunvizinhos.
Ver todos os comentários | 0 |