Fechar
GP1

Piauí

Abertura do II Encontro África-Brasil acontece hoje (15) e recebe palestrantes africanos

Todo o evento será marcado por comunicações, palestras, debates, minicursos, atividades culturais, mesas-redondas, exibição de filmes e por lançamento de livros.

A comissão organizadora do África-Brasil: II Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas convida toda a comunidade acadêmica e sociedade cvil organizada para a abertura oficial do evento, marcada para a próxima terça-feira(15), às 18h, no auditório do prédio-sede do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro-Empresa (SEBRAE). A conferência de abertura será ministrada pelo professor doutor Eduardo Assis Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a temática: Literatura Afro brasileira. No mesmo dia, só que a partir das 20h, haverá lançamento de livros dentro do Salão de Livros Universitários (Saliu), que integra a programação geral do África-Brasil. O evento contabiliza cerca de 300 inscrições.

Todo o evento será marcado por comunicações, palestras, debates, minicursos, atividades culturais, mesas-redondas, exibição de filmes e por lançamento de livros. A segunda edição do encontro receberá escritores e educadores de países africanos, por exemplo, de Serra Leoa, República Democrática do Congo e de Angola. Em outra conferência, o professor doutor Henrique Cunha Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), discorrerá sobre Os africanos escravizados no Brasil sabiam ler: aportes da história africana para a história brasileira. O professor doutor Múleka Dítoka Wa Kalenga, da República Democrática do Congo, encerrará a sequência de conferências ministrando: A Cibernética e equação dos búzios: do Egito à Contemporaneidade.

As discussões enfocarão particularidades da literatura africana e afro-brasileira, por exemplo: Religiões Negras e Indígenas no Piauí, a ser debatida pelos professores: professor doutor Solimar Lima (UFPI), professor doutor Alcebíades Costa Filho (Uespi), professora doutora Claudete Dias (UFPI), professor doutor João Júnior (Uespi), professora doutora Algemira de Macedo Mendes (Uespi) e professora mestre Assunção de Maria Sousa e Silva (Uespi). Ainda na parte das mesas-redondas haverá discussão acerca das Religiões com Matriz Africana e Relatos de Experiências, com a professora doutora Francisca Verônica Cavalcante (UFPI), professor doutor Robson Rogério Cruz (UFPI) e pelo babalorixá Oscar de Oxalá.

O África-Brasil, que é uma realização do Núcleo de Pesquisas Afro do Centro de Ciências Humanas e Letras e do Mestrado de Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conta com o apoio do Governo do Piauí, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas em Nível do Superior, do Ministério da Educação, SEBRAE, UESPI e do Núcleo de Estudos Literários Piauiense (NELIPI), também do CCHl/Uespi: “nesta edição faremos uma justa homenagem ao escritor Júlio Romão da Silva. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os nossos apoiadores, sem os quais não conseguiríamos promover essas atividades”, afirma o professor doutor Élio Ferreira, presidente da Comissão Organizadora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.