Fechar
GP1

Piauí

Parlamentar critica burocracia e apoia regularização das rádios comunitárias

João de Deus disse ainda que o parlamento estadual busca uma forma de garantir a regularização das rádios comunitárias através de um Projeto de Lei de autoria do deputado Antônio F

Digitalização do rádio e implantação do serviço de banda larga nos municípios, como forma de ampliar o acesso à informação. Com esse tema foi realizada ontem (9) uma plenária organizada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí. Prestigiando o evento, o deputado João de Deus (PT) disse achar importante a discussão e lamentou a burocracia na abertura de novas emissoras, principalmente comunitárias.

João de Deus disse ainda que o parlamento estadual busca uma forma de garantir a regularização das rádios comunitárias através de um Projeto de Lei de autoria do deputado Antônio Félix (PPS). A proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e deve ir a Plenário para votação nas próximas semanas.

“Fui o relator desse importante projeto por acreditar que há bons e sérios profissionais que esbarram na burocracia na hora de viabilizar as rádios comunitárias. Há uma brecha na Constituição, segundo estudo apresentado, que dá ao Estado o direito de conceder a outorga para fundações e associações”, declarou.

O parlamentar acompanhou ainda parte da palestra do jornalista e diretor da Unidade de Políticas Públicas da Coordenadoria Estadual de Comunicação, Jessé Barbosa, sobre digitalização do rádio. João de Deus acrescentou que o Piauí precisa ampliar o acesso à informação, elogiando a ação do governo federal em levar internet banda larga a todo o país.

“Tem locais que a informação chega apenas pelo rádio e são poucas que tem o alcance necessário. Por outro lado, em muitas comunidades o sinal de tv é pela parabólica e com isso não chega notícias estaduais. O jornal não é de acesso a todos. Portanto, a internet vem preencher essa lacuna e é um caminho para democratizar a comunicação e é isso que quer o presidente Lula”, concluiu.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.