Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina acelera obras do Lagoas do Norte

As intervenções somam R$ 32 milhões, recursos de empréstimo da PMT junto ao Banco Mundial e de contrato de repasse do Programa de Aceleração do Crescimento.

Com a entrega do Residencial Zilda Arns e a desocupação de parte das áreas de risco da região, a Prefeitura de Teresina deu inicio às outras obras do Programa Lagoas do Norte: a implantação do Sistema de Macrodrenagem e a execução das obras de Requalificação Urbano e Ambiental da área 1. As intervenções somam R$ 32 milhões, recursos de empréstimo da PMT junto ao Banco Mundial e de contrato de repasse do Programa de Aceleração do Crescimento.

Além disso, dentro da primeira etapa do Lagoas do Norte, a Prefeitura está reformando e ampliando o Centro Integrado de Artes Matadouro - Teatro do Boi, que tem como principal objetivo transformar a realidade das comunidades da zona Norte de Teresina. O Teatro oferece oficinas artísticas em diversas áreas como o Bumba meu Boi, capoeira, desenho, pintura, reciclagem, corte e costura, cinema, danças folclóricas e de estilo livre, teatro com curso livre de formação de atores e aulas de percussão, banda de música e flauta doce. O projeto de reforma foi elaborado com base em pesquisas sobre outras casas artísticas e, principalmente, nas necessidades atuais do Teatro.

Já as obras de implantação do Sistema de Macrodrenagem permitirão que a Prefeitura interligue as grandes lagoas da zona norte e complemente a estação de bombeamento da área. A ampliação dos canais de interligação permitirá que as águas escoem mais rapidamente de uma lagoa para outra, e, com a melhoria do bombeamento final da Lagoa dos Oleiros para o Rio Poty, será possível manter o nível das lagoas e evitar as inundações.

A Requalificação Urbano e Ambiental abrange o alargamento da Rua Rui Barbosa, com implantação de ciclofaixas e ciclovias; reforço e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água dos bairros Acarape, Matadouro, Alvorada e São Joaquim, Nova Brasília, Mafrense, Olarias e Poti Velho, Aeroporto, Itaperu, Alto Alegre e São Francisco e Mocambinho; e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros Acarape, Matadouro, Alvorada e São Joaquim, zona Centro/Norte da capital.

Na Requalificação também está prevista a implantação de um parque linear, às margens das lagoas Piçarreira do Lourival, Piçarreira do Cabrinha e ao longo do canal da Vila Padre Eduardo.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.