A Academia de Polícia Penal do Piauí ( Acadepen ), vinculada à Secretaria da Justiça, realizou a qualificação com os policiais penais, nos dias 23, 24 e 25, na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo , em Esperantina. O curso é do Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento do Curso de Rotinas e Procedimentos Operacionais da Polícia Penal.

Segundo o policial penal e gerente da unidade penal, Rondiney Amorim, esse tipo de treinamento fortalece a disciplina, a confiança e a capacidade de agir dentro do parâmetro legal e ético, contribuindo para excelência na execução das atribuições da Polícia Penal.

Foto: Divulgação/Ascom
Academia de Polícia Penal realiza capacitação e aperfeiçoamento de rotinas operacionais

“É fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento da unidade penal. A capacitação contínua permite que os policiais atuem de forma mais eficiente, padronizada, minimizando riscos e melhorando as respostas em situações de crise. Além disso, o conhecimento atualizado aumenta a segurança de todos os envolvidos promovendo um ambiente prisional mais controlado e organizado”, frisou o policial penal.

O curso teve duração de 28h e foi ministrado por policiais penais que são também instrutores. As próximas etapas do núcleo deverão ocorrer na Penitenciária Feminina de Teresina e prosseguir na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite.