A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , apontou que a maioria das viagens realizadas pelos piauienses no último ano foi de cunho pessoal, representando 89,1% do total, enquanto as viagens profissionais somaram 10,9%. Entre as viagens pessoais, o principal motivo foi tratamento de saúde ou consulta médica, responsável por 35,5% dos deslocamentos.
Em seguida, 26,3% das viagens foram motivadas por visitas ou eventos familiares e de amigos, totalizando quase 62% das viagens pessoais.
O lazer foi o terceiro motivo mais comum para viagens pessoais no Piauí, representando 23,2% dos casos, seguido por “outros motivos”, que somaram 15,2%.
No Brasil, o cenário é diferente. O principal motivo das viagens pessoais foi o lazer, com 38,7% do total, seguido por visitas ou eventos familiares e de amigos, que representaram 33,1%. O tratamento de saúde ou consulta médica foi o terceiro motivo mais comum, com 19,8% das viagens pessoais.