Durante a 14ª edição do Expert XP , realizada em São Paulo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles , defendeu a integração entre os poderes e o investimento na educação como estratégias essenciais para melhorar a segurança pública no Brasil. O chefe do Executivo destacou que a curto prazo, é necessário integrar as forças policiais, o Judiciário, os municípios, estados e a União para enfrentar a violência.

"Nós governadores, o País e até os municípios têm que investir na integração das forças policiais entre si, das forças policiais com o sistema judicial e, por fim, entre os Estados com a União, para ter condições de vencer esse crime organizado cada vez mais robusto, mais tecnológico e mais ousado", disse Fonteles, durante painel no evento Expert XP, nesta manhã.

Foto: Divulgação/Ascom
Rafael defende integração entre poderes e investimento na educação para combater a violência

Celulares recuperados

Rafael mencionou o sucesso da política de recuperação de celulares roubados no Piauí, que, desde sua implantação em 2023, já recuperou 7 mil aparelhos e reduziu em 50% os roubos de celulares no estado. Esse resultado foi alcançado graças à integração das forças policiais e ao uso de tecnologia e inteligência, demonstrando a eficácia de uma abordagem coordenada na segurança pública.

“Esse é um exemplo de integração e inteligência, um pouquinho de tecnologia que gerou uma solução para o crime de roubo e furto de celular. Então, a gente tem que continuar nessa pegada para os outros tipos de crime. Esse é o remédio de curto prazo”, afirmou Rafael.

O governador ressaltou que o Piauí tem se destacado com o menor índice de homicídios do Norte e Nordeste e o segundo menor índice de mortes por letalidade policial no Brasil. Ele atribuiu esses resultados positivos à política de integração e ao uso estratégico da inteligência para combater a criminalidade no estado.

Educação

A longo prazo, o governador apontou a educação como a solução definitiva para a violência, enfatizando a importância de oferecer oportunidades através do ensino formal e técnico. A partir de 2025, todas as escolas de ensino médio do Piauí serão de tempo integral e incluirão educação profissional e técnica, visando proporcionar melhores perspectivas para a juventude e, assim, reduzir a criminalidade.