O Governo do Estado, por meio da Investe Piauí , lançará nesta segunda-feira (26), às 11h, no Palácio de Karnak, o Portal Oportunidade. Impulsionado por inteligência artificial, o site fará o cruzamento de informações para que vagas de empregos mais assertivas sejam direcionadas a jovens de 14 a 29 anos, de acordo com cadastro feito por eles na plataforma. Da mesma forma, empresas poderão ser parceiras e se cadastrar, fornecendo oportunidades de emprego. A plataforma vai garantir, portanto, maior rapidez nos processos de recrutamento.
O novo site utilizará mecanismos de seleção, conforme perfis de aptidões requeridas no cadastramento. Na prática, isso quer dizer que os interessados, empresas e jovens, podem fazer um cadastro, respondendo a questionamentos que servirão como base de dados para a escolha, por meio de IA, das melhores opções de colaboradores ou oportunidades de emprego.
A plataforma é uma das ações do Programa Oportunidade Jovem, do Governo do Estado, e a Investe Piauí é responsável pela confecção do site, que está sendo elaborado em parceria com a Startup JM2 Tecnologia. A iniciativa visa integrar, em um único local, candidatos, empresas, governo e entidades parceiras. Outro objetivo é unificar a divulgação de editais que darão o acesso a monitorias, estágios e bolsas do governo para a população de modo geral.
“A missão é simplificar o processo de seleção. O site vai divulgar constantemente vagas de emprego e também vai possibilitar o desenvolvimento profissional dos participantes a partir de cursos oferecidos por empresas e parceiros. Desse modo, facilitará a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de orientação profissional aos candidatos, sobre trilha de conhecimento, a partir de uma IA”, destaca o gerente de Projetos da Investe Piauí, Guilherme Bonfim.
Além disso, a plataforma possui menus e recursos de acessibilidade que garantem a inclusão e possibilitam navegação simplificada, leitura de tela para pessoas com deficiência visual e ferramentas de integração adaptadas a diferentes necessidades. É uma forma de assegurar igualdade de oportunidades plena e equitativa.
O endereço da plataforma será divulgado durante o evento, quando o site entrará no ar.
Programa Oportunidade Jovem
O Programa Oportunidade Jovem existe desde o ano passado, contribuindo para que estudantes da rede estadual de ensino sejam inseridos no mercado de trabalho. O site chega para potencializar a execução do projeto.
A iniciativa possibilita a estudantes da rede pública estadual o início da jornada de experiência profissional, gerando oportunidades de trabalho e emprego para jovens estudantes. O programa está dividido em quatro ações: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego. Todas têm contrapartida do governo no pagamento de bolsas e parte do salário dos jovens por um período determinado (com valores tabelados e definidos para cada vaga), seja em instituições privadas ou públicas.